domingo, 25 de dezembro de 2016


A Grandeza de Toynbee

 

Em seu livro, Estudos de História Contemporânea (O mundo e o Ocidente, a civilização posta à prova), São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1967 (sobre originais de 1948 e 1952 dos dois textos juntados neste), Arnold J. Toynbee fez algo tão grande que irei citar extensamente, o que de modo nenhum gosto de fazer, toma tempo.

O AUTOR E O LIVRO

O AUTOR.
O LIVRO.
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Britânico, 1889-1975.
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PREFÁCIO (Páginas 13 e 14)

“A unidade de perspectiva se apoia no ponto de vista de um historiador que contempla o universo e tudo quanto nele se contém – corpos e almas, experiências e acontecimentos – em constante movimento através do tempo e do espaço. O propósito comum desta série de capítulos é de conseguir esclarecer um pouco o sentido profundo desse misterioso espetáculo. A ideia predominante é a ideia bem conhecida segundo a qual o Universo se torna tanto mais inteligível quanto mais formos capazes de concebê-lo como um todo. Esta ideia tem consequências práticas para o método histórico. Não é possível encontrar um campo inteligível de estudo histórico dentro de um enquadramento nacional. Devemos alargar nosso horizonte histórico para pensar em termos de uma civilização inteira. Mas esse enquadramento ainda é demasiado limitado pois as civilizações não estão no singular, mas no plural, como as nações. Há diferentes civilizações que se entrechocam, disso resultando nascerem no mundo sociedades de outra espécie – as religiões superiores. Mas não termina aqui a investigação do historiador, uma vez que nenhuma religião superior é inteligível se considerada somente em termos deste mundo. A história terrena das religiões superiores é o aspecto da vida de um Reino do Céu, do qual este mundo é uma província. E assim a História se eleva até a Teologia. ‘A Ele retornará cada um de vós’”.

COLOCANDO ASSIM (de baixo para cima)

“E assim a História se eleva até a Teologia. ‘A Ele retornará cada um de vós’”.
6
Deus-i-Natureza.
“A história terrena das religiões superiores é o aspecto da vida de um Reino do Céu, do qual este mundo é uma província”. “A ideia predominante é a ideia bem conhecida segundo a qual o Universo se torna tanto mais inteligível quanto mais formos capazes de concebê-lo como um todo”.
5
Reino do Céu, Universo.
“Mas não termina aqui a investigação do historiador, uma vez que nenhuma religião superior é inteligível se considerada somente em termos deste mundo”.
4
Além-mundo.
“Mas esse enquadramento ainda é demasiado limitado pois as civilizações não estão no singular, mas no plural, como as nações. Há diferentes civilizações que se entrechocam, disso resultando nascerem no mundo sociedades de outra espécie – as religiões superiores”.
3
As religiões superiores.
“Devemos alargar nosso horizonte histórico para pensar em termos de uma civilização inteira”.
2
Uma civilização.
“Não é possível encontrar um campo inteligível de estudo histórico dentro de um enquadramento nacional”.
1
Uma nação.

Assim, a História dentro da Geo-História, dentro da Psicologia tem como objetivo estudar o Reino do Céu, o Universo, e Deus (dado que a Natureza é inerte; mas a ela também, através das tecnociências e dos conhecimentos todos).

Toynbee está nos dizendo que os historiadores não estão meramente estudando a racionalidade, a humanidade, eles estão estudando Deus-i-Natureza, DiN, o que é verdadeiramente grande, é imenso, nunca tinha lido nada sequer semelhante. De passagem vemos que o Reino do Céu é o próprio universo com suas 1022 estrelas. E Jesus, como sempre perfeitíssimo, disse “meu reino não é desta terra”, quer dizer, não é somente um destes desta Terra, é o universo inteiro. Ele escolheu tomar corpomente aqui, veja só o significado disso.

Vitória, Dia de Natal, domingo, 25 de dezembro de 2016.

GAVA.

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