A
Grandeza de Toynbee
Em seu livro, Estudos de História Contemporânea
(O mundo e o Ocidente, a civilização posta à prova), São Paulo, Companhia
Editora Nacional, 1967 (sobre originais de 1948 e 1952 dos dois textos juntados
neste), Arnold J. Toynbee fez algo tão grande que irei citar extensamente, o
que de modo nenhum gosto de fazer, toma tempo.
O
AUTOR E O LIVRO
O AUTOR.
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O LIVRO.
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Britânico, 1889-1975.
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PREFÁCIO
(Páginas
13 e 14)
“A unidade de perspectiva se apoia no ponto
de vista de um historiador que contempla o universo e tudo quanto nele se
contém – corpos e almas, experiências e acontecimentos – em constante
movimento através do tempo e do espaço. O propósito comum desta série de
capítulos é de conseguir esclarecer um pouco o sentido profundo desse
misterioso espetáculo. A ideia predominante é a ideia bem conhecida segundo a
qual o Universo se torna tanto mais inteligível quanto mais formos capazes de
concebê-lo como um todo. Esta ideia tem consequências práticas para o método
histórico. Não é possível encontrar um campo inteligível de estudo histórico
dentro de um enquadramento nacional. Devemos alargar nosso horizonte
histórico para pensar em termos de uma civilização inteira. Mas esse
enquadramento ainda é demasiado limitado pois as civilizações não estão no
singular, mas no plural, como as nações. Há diferentes civilizações que se entrechocam,
disso resultando nascerem no mundo sociedades de outra espécie – as religiões
superiores. Mas não termina aqui a investigação do historiador, uma vez que
nenhuma religião superior é inteligível se considerada somente em termos
deste mundo. A história terrena das religiões superiores é o aspecto da vida
de um Reino do Céu, do qual este mundo é uma província. E assim a História se
eleva até a Teologia. ‘A Ele retornará cada um de vós’”.
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COLOCANDO
ASSIM
(de baixo para cima)
“E assim a História se eleva até a
Teologia. ‘A Ele retornará cada um de vós’”.
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6
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Deus-i-Natureza.
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“A história terrena das religiões
superiores é o aspecto da vida de um Reino do Céu, do qual este mundo é uma
província”. “A ideia predominante é a ideia bem conhecida segundo a qual o
Universo se torna tanto mais inteligível quanto mais formos capazes de
concebê-lo como um todo”.
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5
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Reino do Céu, Universo.
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“Mas não termina aqui a investigação do
historiador, uma vez que nenhuma religião superior é inteligível se
considerada somente em termos deste mundo”.
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4
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Além-mundo.
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“Mas esse enquadramento ainda é demasiado
limitado pois as civilizações não estão no singular, mas no plural, como as
nações. Há diferentes civilizações que se entrechocam, disso resultando
nascerem no mundo sociedades de outra espécie – as religiões superiores”.
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3
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As religiões superiores.
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“Devemos alargar nosso horizonte histórico
para pensar em termos de uma civilização inteira”.
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2
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Uma civilização.
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“Não é possível encontrar um campo
inteligível de estudo histórico dentro de um enquadramento nacional”.
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1
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Uma nação.
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Assim, a História dentro da Geo-História,
dentro da Psicologia tem como objetivo estudar o Reino do Céu, o Universo, e
Deus (dado que a Natureza é inerte; mas a ela também, através das tecnociências
e dos conhecimentos todos).
Toynbee está nos dizendo que os historiadores
não estão meramente estudando a racionalidade, a humanidade, eles estão
estudando Deus-i-Natureza, DiN, o que é verdadeiramente grande, é imenso, nunca
tinha lido nada sequer semelhante. De passagem vemos que o Reino do Céu é o
próprio universo com suas 1022 estrelas. E Jesus, como sempre
perfeitíssimo, disse “meu reino não é desta terra”, quer dizer, não é somente
um destes desta Terra, é o universo inteiro. Ele escolheu tomar corpomente
aqui, veja só o significado disso.
Vitória, Dia de Natal, domingo, 25 de
dezembro de 2016.
GAVA.
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