segunda-feira, 21 de novembro de 2016


Os Cães do Senhor

 

No meu modo de entender chegou o tempo da guerra geral, do conflito verdadeiramente mundial, o que chamam de Terceira Guerra Mundial – o fim do mundo, o fim dos dias, armagedom e apocalipse.

É o que vem se desenhando em minha cabeça.

Pelo menos desde 1977 venho conversando com as pessoas, mas ninguém ouve, como se fosse uma trivialidade qualquer, é desesperador!

O CATASTROFISMO É MUITO AGUDO (é superafirmação, doença mental: a pessoas são excessivamente esgotantes, nada é tão intenso assim). “Fim do mundo” poderia dizer respeito ao mundo como o conhecemos, começo d’outra coisa.

Resultado de imagem
Aquele 2012 dos maias veio e passou, nada aconteceu.
Resultado de imagem para anúncios de fim do mundo
Resultado de imagem
Este também não.
Resultado de imagem
Se foi setembro/16, já passou.

Que vai ser algo de momentoso, vai mesmo, não sabemos o quê.

Em todo caso, como é sabido, Dominicanos significa “cães do Senhor”, domine canis: são vigias, guardiões, e mordem, a indicação é esta.

DOMINICANOS

Ordem dos Pregadores
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Ordem dos Pregadores (latim: Ordo Prædicatorum, O. P.), também conhecida por Ordem dos Dominicanos ou Ordem Dominicana, é uma ordem religiosa católica que tem como objectivo a pregação da palavra e mensagem de Jesus Cristo e a conversão ao cristianismo.
Foi criada em Toulouse, França, em 22 de Dezembro de 1216 por São Domingos de Gusmão, sacerdote castelhano (actual Espanha), o qual era originário de Caleruega, e confirmada pelo Papa Honório III.
Os dominicanos não são monges, mas sim frades: Professam voto de obediência (a Deus, à Bem-Aventurada Virgem Maria, a São Domingos, ao Mestre Geral e às leis dos irmãos pregadores). Neste voto, estão incluídas a pobreza e a castidade. Vivem em comunidade, em conventos, que são implantados tradicionalmente nas cidades. Para além dos frades-padres, existem também os frades cooperadores, que embora não sendo ordenados, comungam inteiramente da missão da ordem. A pregação da palavra, o estudo, a oração e a vida comunitária são elementos fundamentais nesta Ordem, que é contemplativa e apostólica. Do carisma dominicano fazem também parte a verdade, a abertura, a compaixão, a penitência, a democracia e a itinerância. Têm especial devoção à Santa Virgem Maria. A padroeira da Ordem é Santa Maria Madalena (uma das primeiras pessoas a anunciar a ressurreição de Jesus Cristo, na manhã do Domingo de Páscoa).
Resultado de imagem
Símbolo: louvar, bendizer, ensinar (creio).
Resultado de imagem
Dedicação e estrutura de apoio: funcionando desde 1216, estão fazendo 800 anos neste ano de 2016.
[No mesmo artigo acima]

Organização

A Ordem dos Pregadores é dirigida a nível mundial por um Mestre Geral, eleito actualmente por mandatos de 9 anos.
A nível regional está dividida em Províncias que podem compreender um ou mais países ou existirem mesmo em várias subdivisões dentro de um mesmo Estado. Aqueles territórios que não tenham os requisitos mínimos para se estabelecerem como províncias, nomeadamente número de frades e de conventos, são designados por Vicariatos e dependem hierárquica e funcionalmente de uma outra Província.
Em cada Província existe um Prior Provincial eleito pelos priores e representantes dos frades dos conventos e casas dessa província. Na eleição do Mestre Geral é enviado para o Capítulo Geral Electivo um representante eleito por todos os frades (definidores) e o respectivo Provincial, tendo todos igual direito de voto.
Existem 3 tipos diferentes de Capítulos Gerais:
·                  O Capítulo de definidores (representantes eleitos pelo membros de cada província)
·                  O Capítulo de Provinciais
·                  O Capítulo Geral electivo (que comporta os dois tipos anteriores de membros

Hábito

hábito composto de 4 peças, numa harmonia de cores branco e negro:
·                  um vestido (túnica) com mangas,
·                  um escapulário (peça de tecido sem manchas, sobre as espátulas),
·                  um capuz (branco)
·                  uma capa de cor negra.
·                  um capuz de cor negra.
Um cinto de couro, com um rosário pendurado, completa o hábito.
De notar que o hábito branco tradicional do Papa é por este usado, desde que Pio V, frade dominicano, foi eleito.

Imagino que Deus, não querendo impor nada, preparou aqui e ali os elementos de apoio para quando chegasse a o ano A, o mês M, a hora H.

Que os dominicanos se preparem (jubilosamente).

Vitória, segunda-feira, 21 de novembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário