Copiando
o Japão
Faz décadas que estou dizendo para copiar os
melhores. Quando lemos estamos copiando o escritor.
COPIANDO
AS 26 TECNARTES
TÉCNICA-ARTE
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FRAÇÕES
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TOTAL
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Artes da AUDIÇÃO (2)
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Músicas, discursos,
etc.
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2
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Artes da VISÃO (9)
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Poesia, prosa, pintura
(a dos corpos femininos fica aqui, como também tatuagens, mas não piercings),
desenho (inclusive caligrafia), fotografia, dança, moda, PAINÉIS (mosaicos,
vitrais), LABIRINTOS (jogos), etc.
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11
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Artes do OLFATO (1)
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Perfumaria, etc.
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12
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Artes do PALADAR (4)
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Comidas, bebidas,
pastas, temperos, etc.
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16
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Artes do TATO (10),
sentido central.
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Arquiengenharia,
cinema, teatro, esculturação (inclusive ourivesaria; os piercings entram aqui
– não há porque não apelar aos outros sentidos, além da visão), decoração
(inclusive do corpo feminino, todo tipo de roupa, chapéu, sapatos, etc.),
paisagismo/jardinagem (TOPIARIA), urbanismo, tapeçaria (inclusive macramé),
PROPAGANDA (veja que eles não usam a totalidade dos sentidos, mas poderiam
fazê-lo, com grande proveito), TESSITURA (não há porque não apelar aos outros
sentidos, inclusive olfato com perfumes) etc.
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26
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COPIANDO TODAS AS
PESSOAMBIENTES
(devem ser escolhidos líderes ajuizados e grupos que serão enviados a todas as
193 nações e dedicados à mineração de dados na Web) – não sem pagar direitos
autorais, é o direito.
COPIANDO OS
AMBIENTES.
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O mundo inteiro (193 nações, muito
trabalho).
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As mais hábeis nações.
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Os mais competentes estados.
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Os mais eficientes municípios-cidades.
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COPIANDO AS
PESSOAS.
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Os mais perfeitos empreendimentos.
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Os mais destacados grupos.
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As mais elevadas famílias.
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Os melhores indivíduos.
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No caso do Japão, podemos ver em seus filmes
de desenho animado tanto a forma extremamente cuidada dos desenhos quanto o
conteúdo das estórias, o desenvolvimento das tramas, por vezes com grandes
saltos, como é comum no Oriente, eles não mimam o povo.
Nos desenhos, chamados animes (por contraste
com os quadrinhos, mangás), o cuidado é derradeiro mesmo, ao nível do detalhe,
do preciosismo das cores e dos traços, inclusive com os personagens de fundo,
embora por vezes eles caiam na tentação da repetição das sequências fora do
primeiro plano.
VEJA
ESTE
(primoroso)
A Garota que Conquistou o Tempo, Toki o Kakeru
Shojo, 2006.
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Elfen Lied, 10.10.11.
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Baseado
na obra de Yasutaka Tsutsui, o filme acompanha a extrovertida garota Makoto,
dessas que prefere se divertir com os garotos do que com aquelas do mesmo
sexo (e isso o filme evidencia já nos créditos iniciais, com ela isolada
jogando baseball com seus amigos Kousuke e Chiaki, que a acompanharão o filme
inteiro).
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Nos desenhos nunca se vê lixo nas ruas.
Vemos, sim, os objetos, os carros, as ruas,
os trens detalhadíssimos em suas formas internas e externas, as vidas
familiares com suas falas convincentes, as camas, os produtos, as coisas das
pessoas (perfazendo uma vida que tem começo, meio e fim – elas falam de
desenvolvimento, nisso sendo mais apuradas que no Ocidente, por exemplo, EUA,
onde os cenários já são competitivamente particularizados).
O Brasil poderia enviar grupos ao Japão para
estudar suas escolas, suas construções, seu sistema de transportes, até mesmo
suas prisões (que nem de longe são essas monstruosidades daqui).
ESTE
Perfeitíssimo.
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Panis et libris.
Título: Na Prisão
Título original: Keimusho no naka Autor e quadrinista: Kazuichi Hanawa Tradutora: Drik Sada Editora: Conrad Número de páginas: 248 Ano de publicação no Brasil: 2005 |
Temos de copiar os que são melhores que nós
naquilo que nos ultrapassam. Por exemplo, os japoneses e outros povos não ficam
procurando a todo custo impressionar os americanos ou europeus, fazem para si;
com isso realmente conseguem empolgar.
Copiar amplamente, pagando os direitos.
Contatar o governo japonês, enviar os grupos por vários anos, para morar e
trabalhar lá nas mais diferentes atividades. E em vários países.
Vitória, quinta-feira, 24 de novembro de
2016.
GAVA.
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