A
Luta pela Sobrevivência da Escola Mais Apta
Todas as PESSOAS
(indivíduos, famílias, grupos, empresas) e AMBIENTES (cidades-municípios,
estados, nações, mundos; a Terra biológica-p.2 levou pelo menos dois sopapos
terríveis, um que extinguiu 99 % da vida há 273 milhões de anos provavelmente
em Minas Gerais/Brasil, separado então da África, e outro que extinguiu 70 % da
vida há 65 milhões de anos no Iucatã/México) tem de lutar pela sobre-vivência,
nem que seja através da sub-vivência, como os pobres e miseráveis.
DE fato, como vimos,
há também auxílio no que denominei lutauxílio.
AS ESCOLAS ENSINAM
RESPOSTAS ATRAVÉS DOS PROFESSORES, EM NOME DE TODO O PODER GOVERNEMPRESARIAL (e deixam pouco
espaçotempo para as perguntas dos alunos)
Chamei de Ensinaprendizado de
perguntas-respostas.
|
||
RESPOSTAS
CONSOLIDADAS A RESPEITO DO FUTURO
|
P/R
CAÓTICORDENADAS
|
PERGUNTAS
INQUIETANTES A RESPEITO DO PASSADO
|
PASSADO
|
PRESENTE
|
FUTURO
|
ORDENADO
E INSUFICIENTE
|
LUTAUXÍLIO
PELA PRESENTE-VIVÊNCIA
|
CAÓTICO
E DESCONHECIDO
|
Professores
|
De-bate e de-apanha
|
Alunos
|
Quietação imposta
Hoje
|
Acordo
|
Inquietação silenciada atualmente
|
ORDEM
MISÓGINA
|
EQUILÍBRIO
|
CAOS
PARTICIPANTE
|
Os currículos
escolares – conformados com a grade curricular mínima – impostos pelos
estado-ambientes só provêem sobrevivência NO PASSADO, onde não estamos mais e
para onde não iremos. Estamos nos dirigindo para o futuro.
Ao matar
protocolarmente e de forma estatalmente sancionada as perguntas inquietantes,
os governempresas estatuem/oficializam a morte futura provável por DESERÇÃO DE
PERGUNTAS dos presumidos perguntadores, aqueles que deveriam perguntar e que com
tanta negação aprendem a não fazê-lo, quer dizer, os governempresas enfraquecem
interna e externamente os conjuntos.
Por outra, diminuem o
valor de sobrevivência.
As pessoambientes tornam-se,
em termos psicológico-genéticos, deficientes em psicologia-p.3 e motivo de
predação futura. A epistemologia do Conhecimento (Mágico-Artístico,
Teológico-Religioso, Filosófico-Ideológico, Científico-Técnico e Matemático)
deveria prover as bases de sabres e a pedagogia-de-escolas (dedicada a ensinar
as escolas a ensinar, ou melhor, a ensinaprender), mas não faz isso, é claro.
Fracassa.
Tem fracassado.
De tempos em tempos,
não tendo respondido corretamente, aquele conjunto de escolas sucumbe junto com
toda a sócioeconomia.
Serra,
sexta-feira, 23 de novembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário