quinta-feira, 6 de outubro de 2016


A Fábrica de Mitos

 

O mesmo Max Hastings, Catástrofe (1914: a Europa vai à guerra), Rio de Janeiro, Intrínseca, 2014 (sobre original de 2013), diz na página 50:

“Depois de 1917, os novos governantes bolcheviques forjaram o mito do fracasso industrial czarista. Na realidade, a economia russa se tornara a quarta maior do mundo, crescendo a quase 10 % ao ano [como a China hoje]. A renda nacional do país em 1913 foi quase tão grande quanto a da Grã-Bretanha, 171 % a da França e 83,5 % a da Alemanha, apesar de distribuída para uma população muito maior – o czar governava duzentos milhões de pessoas, e o cáiser, apenas 65 milhões. A Rússia tinha a maior produção agrícola da Europa, equivalente à quantidade de grãos somada da Grã-Bretanha, da França e da Alemanha. Depois de várias safras boas, a receita do Estado disparou. Em 1910, a Rússia europeia tinha um décimo da densidade ferroviária da Grã-Bretanha ou da Alemanha, mas isso aumentou rapidamente graças a empréstimos franceses. A produção russa de ferro, aço, carvão e derivados do algodão igualava-se à francesa, embora ainda ficasse bem atrás da alemã e da britânica”.

ENQUADRANDO

Economia.
Quarta do mundo, crescendo a quase 10 % ao ano.
Ferro, aço, carvão e derivados do algodão.
Igualada à francesa, ainda bem atrás da alemã e da britânica (que era império mundial).
População.
200 milhões, mais de três vezes a da Alemanha.
Produção agrícola.
Tanto quando a soma de Grã-Bretanha, França, Alemanha.
Renda nacional.
171 % da França, semelhante à britânica, 83,5 % da alemã.

Não é à toa que os dirigentes da Alemanha, da França e da Grã-Bretanha ficaram assustados (havia potencial crescimento para três vezes a Alemanha), nesse ritmo a Rússia os ultrapassariam em alguns anos, 10 a 20; e é fácil entender que a maldade alemã enviasse Lênin provocador de volta no trem lacrado.

Agora, as questões aqui são: QUEM INVENTA OS MITOS? Com que propósito? Que vantagens tiram e em nome de quem? Deveria ser feito livro explorando essas minúcias através da geo-história, até porque na Rede Cognata mito = MENTIRA = MALDADE.

Vitória, quinta-feira, 6 de outubro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário