sexta-feira, 23 de setembro de 2016


Versificação

 

Versi-ficação, como no “ficar” jovem, o estar em trânsito.

As pessoas iam ao bar ou loja poética para beber e havia lá à venda livros de poesia em várias línguas, mormente em português (que é a nossa malfadado-maltratada língua) e em inglês (que é a outra nossa; infelizmente nem todos falam nossa verdadeira língua).

Compravam timidamente um ou outro para se passarem por intelectuais, liam uma ou duas poesias, colocavam no bolso ou na bolsa. Um ou outro, lia e se aproximava, “ficava”, ia tomando contato, voltava ao bar, conversava com um ou outra, se apaixonava, virava tiete de carteirinha e bater ponto.

Pois a poesia é, dentre todos os modos humanos de olhar o mundo, o mais compacto em transferir emoções e razões.

Que é a música senão a poesia sonorizada?

A música é letra e som, porém não qualquer som.

MÚSICA DAS ESFERAS

LETRA POÉTICA
MÚSICA
SOM MODULADO
Casamento

Ora, todo casamento durável é feito de atenção.

E as músicas são graduadas, no sentido de que quanto mais compactas e expressivas mais elas nos ensinam CONTINUAMENTE, leitura após leitura, geração após geração.

TUDO de humano é psicológico. Assim, os músicos são psicólogos que juntam as emoções/razões com o espectro de freqüências PARA EXPRESSAR A ALMA. É algo de muito delicado.

As pessoas chegavam da primeira vez ao bar (salvo raras exceções) desprezando as poesias, mas depois de no máximo vários meses (a conversão ia de um dia a esses vários meses) tinham se tornado fanáticas, fãs que compravam de tudo de bom e de ruim, que baixavam músicas na Internet agora para compreender intensamente os versos.

Que mudança!

Realmente, era assombroso.

Versi-ficar.

Ficavam verdadeiramente.

Tornavam-se propagadores da fé, viravam apóstolos, completamente entregues à causa, à missão de vida. Arrebanhavam acólitos. Quando viajavam traziam bibelôs e badulaques ligados à poesia, e livros raros que ficavam guardados a cadeado.

Quem poderia imaginar algo assim?

Eu, não, fui um dos indiferentes. Tá interessado em ir lá?

Serra, sexta-feira, 06 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário