quinta-feira, 22 de setembro de 2016


Superpoder Alemão

 

Os Aliados agiram certo (evidentemente, pressionados pelo perigo soviético mentiroso, mas atrativo), calaram sobre a Alemanha e Hitler, esse veneno inacreditável, malicioso e cruel. Ninguém iria querer aumentar as dores das feridas. E o Plano Marshall foi generoso com os vendidos, algo que o mundo nunca havia presenciado.

Contudo, passados 70 anos de 1945 é preciso investigar e repor a capacidade alemã (sempre enganada por suas lideranças, de 1914 a 1918 por Guilherme II, o bobão ambicioso que perdeu o império do pai; de 1939 a 1945 por Hitler e seus comparsas) popular e das elites sóbrias de trabalhar MUITO e com grande foco em produtos de qualidade, a qualidade alemã (e japonesa) tão reverenciada no mundo, o empenho tremendo de produzir bons objetos, máquinas, aparelhos, instrumentos de precisão.

AS FRENTES DE LUTA NA SEGUNDA GUERRA (há por aí inúmeros geo-historiadores, enormemente mais competentes que eu, com mais tempo, que podem recolher e ordenar os dados em informações confiáveis)

1.       Internas (ao contrário do que se diz, os judeus lutaram muito; e todos os alemães verdadeiramente patriotas, contra os nazistas);

2.       Nos países conquistados (França, Polônia, Tchecoslováquia, Áustria com a anexação, Bélgica, Holanda – as pessoas não ficaram quietas como cordeirinhos, elas lutaram o tempo inteiro):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3d/Second_world_war_europe_1943-1945_map_de.png/1024px-Second_world_war_europe_1943-1945_map_de.png
Essas flechinhas correspondem a grandes movimentos de tropas, à logística, a suprimentos vindos das fábricas que coordenar, etc.

3.      No Norte da África, do Oeste em Marrocos ao Leste no Egito, toda a faixa mediterrânea, especialmente no Egito por conta do Canal de Suez:

Resultado de imagem

4.      Contra a URSS (rompido o Pacto de Não-Agressão):

http://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2015/06/26293_resize_620_380_true_false_null.jpg

5.      A Batalha da Grã-Bretanha:

Resultado de imagem para batalha da inglaterra mapa
A Grã-Bretanha tinha atrás de si a Comunidade Britânica de Nações: dela, vários países enviaram soldados e armas (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Índia – sem falar nos enfrentamentos locais).

6.      A entrada dos EUA, a maior potência do planeta se lança à guerra a partir propriamente de janeiro de 1942:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXPUst5ZK1X_aXm8764u2O3pKtec1DNcD6QfuQMVsEU3hNNOIsNXb7YOnz8_zc7BtDOv02IPIiuYAmaqmcveUWGTV4TITiC6W7alctQ9QFOSeUca6qCOYyWn3kVhl-G3oVhoESseleoTXh/s1600/d-day-map.jpg
Mapa da Operação Overlord e o "caminho" que as forças aliadas tomaram após os desembarques.

Os alemães lutaram contra as grandes potências (EUA, URSS, Comunidade Britânica de Nações – cada qual com uma quantidade de países agregados), sem falar dos maquis na França, dos governos no exílio (França, Bélgica, Holanda) e da fraqueza constante da Itália.

OS AGREGADOS (Quantos são hoje: é preciso pesquisar quantos eram na conformação de 1939)

GRUPO
QUANTIDADE HOJE
Comunidade Britânica de Nações.
Resultado de imagem para países da comunidade britânica
53 países.
EUA e satélites (inclusive o Brasil), todas as Américas. Alguns estarão repetidos na CBN.
Resultado de imagem para américas países
São 35, fora as possessões.
URSS.
Resultado de imagem para urss países
15.

Gigantes, os alemães.

No Oriente o Japão estava fazendo das dele, enfrentando também isolado os grupos em outras linhas, essa é outra análise.

A GH não foi contada assim.

Gigantes, sem dúvida gigantes.

É bom saber onde buscar aliados no futuro.

Vitória, quinta-feira, 22 de setembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário