quarta-feira, 21 de setembro de 2016


Roma Universal

 

TIRADO DE ‘O TERCEIRO IMPÉRIO’ (e modificado)

IMPÉRIO.
PERÍODO.
DURAÇÃO EM ANOS.
Romano ocidental, sede em Roma.
753 a.C. a 476 d.C. (não conta o zero, vai de -1 a +1).
1.228
Romano oriental, sede em Constantinopla.
Da fundação em 330 d.C. a 1453 d.C.
1.123
Romano ocidental, sede em Roma.
Contando do Edito de Milão em 313 até 2016.
1.703

Na Web o sítio pergunta se a Igreja foi fundada por Constantino: claro que não, foi fundada por Cristo quando ele deu prerrogativa a Pedro – não sabendo a data, vamos dizer que tenha sido lá por 30, vai fazer 2,0 mil anos a qualquer momento. O que Constantino fez foi legitimar como religião livre de perseguição, Teodósio a tornou imperial em 380.

O FIEL CATÓLICO (Revista de Teologia) – negrito e itálico meus.

Essa questão, porém, não tem a menor importância para o fato que estamos demonstrando aqui – o fato de que Constantino concedeu total liberdade de culto aos cristãos a partir do ano 313, com o chamado Édito de Milão, documento no qual constava o trecho seguinte:
“Havemos por bem anular por completo todas as restrições contidas em decretos anteriores acerca dos cristãos; restrições odiosas e indignas de nossa clemência, e dar total liberdade aos que quiserem praticar a religião cristã”.

Contando desde 753 a.C., da fundação de Roma-cidade, são quase 2.770 anos de continuidade, considerando que o papa é o vice-rei de Cristo. Tendo como certo que os cristãos são 2,2 bilhões, contando os 15 milhões de judeus de Moisés e os 1,4 bilhão de muçulmanos gregos de Maomé, são 3,6 bilhões de monoteístas, metade da humanidade.

Roma não deve descontinuidade, desde que em 476, quando caiu a Roma ocidental outra já existia em seu lugar, são 27 séculos contínuos.

Por que Cristo mandou São Pedro e São Paulo irem (ao lhes atribuir visão, a Pedro no episódio da comunicação do Espírito Santo junto aos outros; a Paulo quando da Comunhão na Estrada de Damasco) a Roma?

É preciso estudar isso.

Vitória, quarta-feira, 21 de setembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário