segunda-feira, 19 de setembro de 2016


Medicina Antiga

 

No livro de Jürgen Thorwald (alemão, 1915-2006, 91 anos entre datas), O Segrego dos Médicos Antigos, São Paulo, Melhoramentos, aparentemente 1985 (sobre original de 1962), ele fala de vários povos antigos, de como os sacerdotes cuidavam principalmente das elites e quase nada do povo, embora muito mais no Egito (de que somos descendentes, através dos gregos) que na Suméria.

AUTOR E OBRA

AUTOR
OBRA
Resultado de imagem
Resultado de imagem para Jürgen Thorwald o segredo dos médicos antigos

OS POVOS ANTIGOS ABORDADOS, POR CAPÍTULO (é interessantíssimo, você deveria procurar; e deveriam reeditar, não somente este como os outros dele)

1.       Egípcio;

2.       Sumeriano;

3.      Hindu;

4.      Chinês;

5.      Mexicano e peruano.

Em particular, há o egípcio, surpreendente à beça. Podendo comentarei outras vezes em abordagens distintas, com outros focos.

Na página 59, coloca: “No entusiasmo provocado por essa descoberta, escreveu Henry James Breasted: ‘Eles (os egípcios) não estavam muito longe de descobrir a circulação do sangue (...)’”.

A UNIFICAÇÃO E A DURAÇÃO DAS DINASTIAS

Resultado de imagem
Resultado de imagem
Estudiosos dizem 3100 a.C.
Resultado de imagem
Os dois reinos já eram avançados em 3100 a.C., entraram em guerra, o Sul venceu.
Resultado de imagem
Antes destes o rei Escorpião (o mesmo dos filmes) combatia.

 DE CIVILIZAÇÃO, com cultura duradoura e unificada que foi até a imperatriz, a faraona, a rainha Cleópatra VI Thea Filopator (69-30 a.C.), desaparecida em 30 a.C., mais de três mil anos de relativa estabilidade.

Os sacerdotes embalsamavam, abriam os corpos, podiam experimentar (coisa terrível) com os seres humanos pobres de então aos milhares, às centenas de milhares, aos milhões, fazendo todo tipo de experiência, como os deploráveis nazistas e fascistas japoneses.

Não iriam saber sobre a circulação do sangue?

Na página 76, Thorwald diz:

“Do coração partiam canais chamados ‘metu’ para todas as partes do corpo: quatro em direção à cabeça e ao nariz quatro em direção aos ouvidos, seis em direção aos braços, seis procuravam os pés, quatro o fígado e o baço, quatro a extremidade do intestino, dois os testículos e dois a bexiga”.

Veja que diz PARTIAM, eram artérias (METU), não eram veias que trazem o sangue venoso (“pobre em oxigênio, rico em gás carbônico”, diz a Web), já usado pelas células.

A LISTA DELE

Bexiga.
2
Resultado de imagem para sistema circulatorio
Braços (e mãos).
6
Cabeça e nariz.
4
Extremidade do intestino.
4
Fígado e baço.
4
Ouvidos.
4
Pés (através das pernas).
6
Testículos.
2
TOTAL.
32

Consultemos os biólogos e os médicos.

É MUITO específico, muito detalhado, e fala só da ida, das artérias (metu), outro tanto para a volta através das veias. Puderam observar corpos mortos e experimentar com corpos vivos durante 30 séculos, o que dá 100 gerações de médicos, tinham escolas de medicina nos templos.

Vitória, segunda-feira, 19 de setembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário