Métrica Musical
Absoluta
Começando de onde paramos em Encontrando as Notas e Tocando π,
veja este quadro com as notas musicais reformadas:
NOTA
|
NOVA f
|
: 256
|
: 0,125 FICA
|
BASE 7 (8-8)
|
dó
|
256
|
1,000
|
8
|
0
|
ré
|
288
|
1,125
|
9
|
1
|
mi
|
320
|
1,250
|
10
|
2
|
fá
|
352
|
1,375
|
11
|
3
|
sol
|
384
|
1,500
|
12
|
4
|
lá
|
416
|
1,625
|
13
|
5
|
si
|
448
|
1,750
|
14
|
6
|
A distância entre uma nota e outra é de 32
Hz, que é então a unidade de salto. Podemos colocar assim:
1
|
32
|
Não foram
usadas.
|
2
|
64
|
|
3
|
96
|
|
4
|
128
|
|
5
|
160
|
|
6
|
192
|
|
7
|
224
|
|
8
|
256
|
Janela humana:
|
9
|
288
|
|
10
|
320
|
|
11
|
352
|
|
12
|
384
|
|
13
|
416
|
|
14
|
448
|
|
15
|
480
|
Não foram usadas
|
16
|
512
|
|
17
|
544
|
|
18
|
576
|
|
19
|
608
|
|
20
|
640
|
|
21
|
672
|
Evidentemente tudo terá de ser ajustado para
as notas matemáticas puras e não essas que foram escolhidas pelos ouvidos práticos
do primeiro que decidiu. No teclado de piano representado acima dá para ver que
as teclas vão de 82 a 1046 Hz, muito mais que a janela.
Em todo caso, o salto é de 32 Hz, se formos
construir o enquadramento matemático.
O
QUE É 32?
2 = 21 = 2
2 x 2 = 22 = 4
2 x 2 x 2 = 23 = 8
2 x 2 x 2 x 2 = 24 = 16
2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 25 = 32
Tudo está preso à base 2.
Assim, a primeira das notas, dó = 256 Hz,
dó/32 = 8 (23) e 256 = 28.
O passo é de 32 Hz (como chamam a isso na
música não sei).
O PIANO AFINADO MATEMATICAMENTE (em Hz; eles devem
ser todos reconstruídos)
PIANO
|
O QUE É
|
O QUE DEVERIA
SER
|
|
|
82
|
64
|
|
97
|
96
|
||
110
|
128
|
||
123
|
|||
130
|
|||
146 a 164
|
160
|
||
174
|
196
|
||
196
|
|||
220
|
224
|
||
246 a 261
|
256 = dó
|
|
|
293
|
288 = ré
|
||
329
|
320 = mi
|
||
349
|
352 = fá
|
||
392
|
384 = sol
|
||
440
|
416 = lá
|
||
493
|
448 = si (pula 480)
|
||
523
|
512
|
|
|
587 a 669
|
576 a 640
|
||
698 a 783
|
672 a 768
|
||
880
|
864
|
||
987
|
992
|
||
1046
|
1056
|
Na verdade, “o que deveria ser”, mesmo, seria
a sequência natural-matemática de salto 32, começando de 32 Hz e indo, 33
teclas depois, a 1.056 Hz. Como se sabe, a audição humana vai de 20 a 20 mil
Hz: tomar dela o que fosse possível, o que em todo caso enriqueceria o
plano-volume musical (e dificultaria muito tocar piano).
CADA
QUAL COM SEU CADA QUAL
[vê-se que as
mulheres estão mais ou menos na janela musical, 256 a 448 Hz, o delas indo de
aproximadamente 180 a 750 Hz]
|
Podemos agora começar a reconstrução dos
instrumentos, que não vão mais soar dissonantes ao corpomente humano.
1. a unidade
métrico-musical é 32 Hz;
2. a janela musical vai
de 256 (dó) a 448Hz (si);
3. a janela
audível-musical vai de 32 (32 x 1) a 20.000 Hz (32 x 625).
Dentro desse amplo espectro “tudo é
possível”.
Contudo, não se trata só disso, mas de
emparelhar as janelas gerais.
EM-PAR-OLHANDO
CORES
|
CHEIROS
|
GOSTOS
|
PRESSÕES
|
SONS
|
VISÃO
|
OLFATO
|
PALADAR
|
TATO
|
AUDIÇÃO
|
|
|
|
|
|
Naturalmente, pela minha proposta, elas devem
todas ser ajustadas, de forma que os sete sons combinem com as sete cores e
assim por diante. Certamente você verá que exercer determinada pressão na pele
despertará recordações de som (e todas com todas: o ser humano será
verdadeiramente “tocado” pela música).
Será muito interessante, PORQUE tocar π (ou
qualquer transcendental) equivalerá a tocar o ser humano em intensidade nunca
vista (Tolkien representa isso como A Música da Criação).
Serra, quarta-feira, 17 de agosto de 2011.
José Augusto Gava.
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