sábado, 6 de agosto de 2016


Métrica Musical Absoluta

 

  Começando de onde paramos em Encontrando as Notas e Tocando π, veja este quadro com as notas musicais reformadas:

NOTA
NOVA f
: 256
: 0,125 FICA
BASE 7 (8-8)
256
1,000
8
0
288
1,125
9
1
mi
320
1,250
10
2
352
1,375
11
3
sol
384
1,500
12
4
416
1,625
13
5
si
448
1,750
14
6

A distância entre uma nota e outra é de 32 Hz, que é então a unidade de salto. Podemos colocar assim:

1
32
Não foram usadas.
2
64
3
96
4
128
5
160
6
192
7
224
8
256
Janela humana:
9
288
10
320
11
352
12
384
13
416
14
448
15
480
Não foram usadas
16
512
17
544
18
576
19
608
20
640
21
672

Evidentemente tudo terá de ser ajustado para as notas matemáticas puras e não essas que foram escolhidas pelos ouvidos práticos do primeiro que decidiu. No teclado de piano representado acima dá para ver que as teclas vão de 82 a 1046 Hz, muito mais que a janela.

Em todo caso, o salto é de 32 Hz, se formos construir o enquadramento matemático.

O QUE É 32?

2 = 21 = 2

2 x 2 = 22 = 4

2 x 2 x 2 = 23 = 8

2 x 2 x 2 x 2 = 24 = 16

2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 25 = 32

Tudo está preso à base 2.

Assim, a primeira das notas, dó = 256 Hz, dó/32 = 8 (23) e 256 = 28.

O passo é de 32 Hz (como chamam a isso na música não sei).

O PIANO AFINADO MATEMATICAMENTE (em Hz; eles devem ser todos reconstruídos)

PIANO
O QUE É
O QUE DEVERIA SER
 
82
64
 
97
96
110
 
 
128
123
130
146 a 164
160
174
 
196
196
220
224
246 a 261
256 = dó
293
288 = ré
329
320 = mi
349
352 = fá
392
384 = sol
440
416 = lá
493
448 = si (pula 480)
523
512
 
587 a 669
576 a 640
698 a 783
672 a 768
880
864
987
992
1046
1056

Na verdade, “o que deveria ser”, mesmo, seria a sequência natural-matemática de salto 32, começando de 32 Hz e indo, 33 teclas depois, a 1.056 Hz. Como se sabe, a audição humana vai de 20 a 20 mil Hz: tomar dela o que fosse possível, o que em todo caso enriqueceria o plano-volume musical (e dificultaria muito tocar piano).

CADA QUAL COM SEU CADA QUAL

[vê-se que as mulheres estão mais ou menos na janela musical, 256 a 448 Hz, o delas indo de aproximadamente 180 a 750 Hz]

Podemos agora começar a reconstrução dos instrumentos, que não vão mais soar dissonantes ao corpomente humano.

1.       a unidade métrico-musical é 32 Hz;

2.       a janela musical vai de 256 (dó) a 448Hz (si);

3.      a janela audível-musical vai de 32 (32 x 1) a 20.000 Hz (32 x 625).

Dentro desse amplo espectro “tudo é possível”.

Contudo, não se trata só disso, mas de emparelhar as janelas gerais.

EM-PAR-OLHANDO

CORES
CHEIROS
GOSTOS
PRESSÕES
SONS
VISÃO
OLFATO
PALADAR
TATO
AUDIÇÃO
 
 
 

Naturalmente, pela minha proposta, elas devem todas ser ajustadas, de forma que os sete sons combinem com as sete cores e assim por diante. Certamente você verá que exercer determinada pressão na pele despertará recordações de som (e todas com todas: o ser humano será verdadeiramente “tocado” pela música).

Será muito interessante, PORQUE tocar π (ou qualquer transcendental) equivalerá a tocar o ser humano em intensidade nunca vista (Tolkien representa isso como A Música da Criação).

Serra, quarta-feira, 17 de agosto de 2011.

José Augusto Gava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário