terça-feira, 9 de agosto de 2016


FPC

 

Veja FC antes de prosseguir.

ISSO É FICÇÃO CIENTÍFICA? (O que tem de científico nela?). Se você pegar 1.000 filmes de FC não encontrará sequer um que tenha qualquer coisa de científica: o que há são naves supostas espaciais, organismos pseudo-cibernéticos, expansão da atual informática, alguns objetos esquisitos, facilidades de sonho, etc.

http://blog.groupon.com.br/files/2011/01/20121.png
http://megafilmesonline.net/wp-content/uploads/2016/05/X-Men-Apocalipse.jpg
http://ccaa2013.s3.amazonaws.com/ccaa2014/canalccaa/wp-content/blogs.dir/3/files/2014/01/mellhores-filmes-ficcao-cientifica.jpg
http://www.cinemadebuteco.com.br/wp-content/uploads/2013/12/circulo-de-fogo-destaque-sci-fi.jpg

O que há é muito efeito especial, ação acelerada, catástrofes – tudo fantasia, sonhos, fábula em nada diferente dos filmes de fantasia, só que se passando no futuro (ou, às vezes, no passado).

Tudo falso, não há sequer uma projeção tecnocientífica sólida, exceto, um pouquinho, nos livros (não-filmados, exceto 2001, Uma Odisseia no Espaço, que veio do filme, o filme foi feito antes por Stanley Kubrick, roteiro escrito por ele e Clarke, dirigido por ele) de Arthur Clarke. Falsificadíssimo, impressiona as crianças e os adultos que não querem se dar ao trabalho de pensar. Não há sustentação, tudo fábula, algumas bem ruins.

Porisso proponho que seja chamada FPC, Fantasia Pseudocientífica ou FPTC, Tecnocientífica. Não destoa de FC, não prejudica o que está consolidado e repõe a verdade.

Vitória, terça-feira, 09 de agosto de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário