segunda-feira, 25 de julho de 2016


Tio Joãozinho

 

João Gilberto é conhecidíssimo no mundo, nunca o vi. Entendi que é um pontífice, um construtor de pontes, já escrevi sobre, criou uma conexão entre a antiga MPB (música popular brasileira) e a contemporaneidade, resolvendo em parte os problemas de transição entre as antigas e as modernas emoções, e entre as emoções do povo e as razões das elites.

GRANDE BRASILEIRO

João Gilberto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (Juazeiro, 10 de junho de 1931), conhecido como João Gilberto, é um cantor, violonista e compositor brasileiro. Tido como o pioneiro criador da bossa nova, é considerado um gênio e uma lenda viva da música popular brasileira[1] . Foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil o 2º maior artista brasileiro de todos os tempos, atrás somente de Tom Jobim.[2]
Desde o lançamento de Chega de Saudade, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música brasileira[3] e na música mundial.
https://i.ytimg.com/vi/EQC4Ye7hr9Y/maxresdefault.jpg
Começo.
http://www.iconica.com.br/site/wp-content/uploads/2011/06/Jo%C3%A3o-Gilberto-e-Tom-Jobim.jpeg
Com Antônio, como ele dizia Tom Jobim.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2013/11/joao-gilberto.jpg
Meio.
http://s2.glbimg.com/7LQe6tPSf-6HVoSDw-e3t83PDr8=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/10/29/joao_gilberto1.jpg
Estátua em Juazeiro, BA, terra dele.

Nosso amigo PACOS, que é sobrinho dele, contou que a mãe, dona M (é irmã de João Gilberto, ele viveu na casa dela com o marido, seu P) o chama assim, Joãozinho, por ser mais novo, ela tem 89.

Como estive atento ao modelo que comecei a pensar aos 15, nos 47 anos entre aquele tempo e agora estive muito focado, mas ouvi também muita música, não sou de perder; entre outros, ouvi bastante tio Joãozinho, ele é formidável até para os meus ouvidos destreinados, mas não insensíveis.

Fiquei prestando atenção a ele, bastante mesmo.

Foi difícil para mim, mas reparei que ele não toca para a plateia, toca para si mesmo. Pois, como disse nosso amigo, aos 85 anos ele ainda treina várias horas por dia, o que mostra o empenho profissional dele, diferente de quase tudo que é visto por aí e da displicência antiga (agora é diferente, sob os super-ganhos atuais) dos brasileiros. Em tal nível de excelência, poucas pessoas o compreenderiam, de fato.

João Gilberto é mesmo extraordinário, além da ordem, situado além das competências normais da Natureza, uma pessoa da mais alta grandeza (e simplicidade).

Vitória, segunda-feira, 25 de julho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário