sábado, 16 de setembro de 2017


Movimentos de Expansão Mundial, o Fabuloso Destino da Chiníndia e a Nova Realidade do Japão...

 

                            De repente, sem mais nem menos China e Índia ensaiam unir-se numa coletividade por enquanto com pontas soltas. Como sempre brigaram ninguém podia esperar isso.

                            O QUE AMBOS OS PAÍSES TÊM

·       Energia atômica;

·       Bombas atômicas;

·       Foguetes lançadores;

·       Base industrial importante (mais desenvolvida na China);

·       Grandes populações (1,2 bilhão na China, 1,0 bilhão na Índia, conjuntamente 2,3 em 6,3 bilhões de indivíduos, 36 % do total);

·       PIB’s grandes (o da China é muito maior, já chega realmente aos dois trilhões de dólares, um quinto do dos EUA);

·       Outras (que não interessa expor em detalhes aqui; veja mais abaixo nos quadros dados do Almanaque Abril e da Internet).

Embora o PIB do Japão seja de mais de quatro trilhões, agora já não é sem preocupação que ele olha para a China, nem muito menos para o par. Chamaram a essas conversações de Chiníndia (em italiano é outra sigla).

PIB’S COMPARADOS 2001 US$ TRILHÕES (aumentou bastante desde então, por um lado; por outro lado os subdesenvolvidos ou não têm controle dos dados ou os ocultam)

·       Japão                4,1

·       China                 1,1

·       Índia                  0,5

De outra parte, a China absorveu Hong Kong (da Grã-Bretanha) e Macau (de Portugal) e está de olho em Taiwan, sem falar na Coréia do Sul (que viria de lambuja através da união com a Coréia do Norte). Com a união com a Índia o poder da esfera local está mudando totalmente, sem falar do equilíbrio mundial. Depois que adotou (informalmente) o cristianismo e a distributividade através do Caminho de Duas Vias (oriental e ocidental), ela não parará de crescer tão cedo. Na medida em que estimular a Índia (e vice-versa), ainda mais.

Vitória, sábado, 16 de abril de 2005.

                           

                            REPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA INTERNET

Geografia econômica mundial

"A 'segurança energética' de longo prazo, se transformou num tema absolutamente decisivo da atual agenda geoestratégica das Grandes Potencias…"
(Financial Times, 17 de marco de 2005.)
Jose Luís Fiori
No início do século XXI, o eixo econômico do sistema mundial já está completamente refeito, e não deve ser alterado nas próximas décadas. Depois de 1945, a economia capitalista cresceu liderada pelos Estados Unidos, e pela Alemanha e o Japão, seus dois protetorados militares que se transformaram em cadeias transmissoras do dinamismo global, na Europa e no Sudeste Asiático.
O choque geoestratégico
O provável declínio dos Estados Unidos e a emergência da China, Índia e União Européia como principais ganhadores até 2020, segundo um relatório agora divulgado pela CIA. "Uma aliança União Europeia-China, apesar de improvável, já não é mais impensável", escreve-se, também, no estudo.
Jorge Nascimento Rodrigues, editor de Janelanaweb.com, Março de 2005

ESTADÃO: China e Índia anunciam parceria estratégica
Nova Délhi - Os governos da China e da Índia entraram em acordo nesta segunda-feira em Nova Délhi para criar "uma associação estratégica" com o objetivo de ampliar a cooperação econômica e comercial e solucionar seus conflitos fronteiriços", informou a agência indiana PTI. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que está em Nova Délhi, reuniu-se com o premier indiano, Manmohan Singh. Ambos assinaram 12 acordos. Os principais, nos campos econômico, comercial, e com vistas a solucionar suas disputas territoriais. EFE

                            ESTA REGIÃO CRUCIAL


CHINA

DADOS GERAIS
GEOGRAFIA – Área: 9.572.900 km²*. Hora local: +11h. Clima: de montanha (O e SO), árido frio (N, NO e centro), de monção (litoral S). Capital: Pequim. Cidades: Xangai (aglomeração urbana: 12.887.000 em 2000; cidade: 9.537.000 em 1998); Pequim (Beijing) (aglomeração urbana: 10.839.000 em 2000; cidade: 7.336.000 em 1998); Tianjin (9.156.000), Wuhan (5.169.000).
China
China, país do Extremo Oriente asiático, terceiro maior do mundo em superfície e o maior em população. Limita-se ao norte com a República da Mongólia e com a Rússia, a nordeste com a Coréia do Norte, a leste com o mar Amarelo e o mar da China Oriental, ao sul com o mar da China Meridional, o Vietnã, Laos, Myanmar (ex-Birmânia), a Índia, o Butão e o Nepal, a oeste com o Paquistão e o Tadjiquistão e a noroeste com o Quirguistão e o Cazaquistão. Conta com mais de 3.400 ilhas costeiras, sendo Hainan a maior delas. A superfície é de 9.571.300 km2, sem contar com Taiwan. A capital é Pequim e a maior cidade é Xangai. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

                            ÍNDIA

DADOS GERAIS
GEOGRAFIA – Área: 3.287.782 km². Hora local: +8h30. Clima: de monção (maior parte), tropical, equatorial (S), árido tropical (NO), de montanha (N). Capital: Nova Délhi. Cidades: Mumbai (ex-Bombaim) (aglomeração urbana: 16.086.000 em 2000; cidade: 11.914.398 em 2001); Calcutá  (aglomeração urbana: 13.058.000 em 2000; cidade: 4.580.544 em 2001); Délhi (aglomeração urbana: 12.441.000 em 2000; cidade: 9.817.439 em 2001); Madras (4.216.268), Bangalore (4.292.223), Nova Délhi (294.783) (2001). POPULAÇÃO – 1,065 bilhão (2003); nacionalidade: indiana; composição: indo-arianos 72%, drávidas 25%, mongóis e outros 3% (1996). Idiomas: hindi, inglês (oficiais), línguas regionais (principais: telugu, bengali, marati, tâmil, urdu, gujarati
Índia
Índia, democracia federal no sul da Ásia e membro do Commonwealth; junto com o Paquistão e Bangladesh forma o chamado subcontinente indiano. Limita-se ao norte com o Afeganistão, o Tibete, o Nepal e o Butão; ao sul com o estreito de Palk e o golfo de Mannar, que o separa do Sri Lanka e do oceano Índico; a oeste com o mar da Arábia e o Paquistão; a leste com a Birmânia, o golfo de Bengala e Bangladesh. Com Jammu e Kashmir (cujo status definitivo ainda não foi determinado), possui uma superfície de 3.287.263 quilômetros quadrados. A capital é Nova Déli. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

                            JAPÃO

DADOS GERAIS
 
GEOGRAFIA – Área: 372.819 km². Hora local: +12h. Clima: temperado continental (N) e subtropical (S). Capital: Tóquio. Cidades: Tóquio (aglomeração urbana: 26.444.000, cidade: 8.130.408 em 2000); Osaka (aglomeração urbana: 11.013.000, cidade: 2.598.589 em 2000); Yokohama (3.426.506), Nagoya (2.171.378), Sapporo (1.822.300), Kobe (1.493.595), Kyoto (1.467.705) (2000). POPULAÇÃO – 127,7 milhões (2003); nacionalidade: japonesa; composição: japoneses 99%, coreanos 1% (1996). Idioma: japonês (oficial). Religião: budismo 55,2%, novas religiões 25,9%, sem religião 10,2%, cristianismo 3,6%, ateísmo 2,9%, xintoísmo 2,1%, outras 0,3% - dupla filiação 0,2% (2000). GOVERNO – Monarquia parlamentarista. Div. administrativa: 47 prefeituras. Chefe de Estado: imperador Akihito (desde 1989). Primeiro-ministro: Junichiro Koizumi (PLD) (desde 2001, reeleito em 2003).
Japão
Japão,  monarquia constitucional no leste da Ásia, que compreende quatro grandes ilhas (Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu), o arquipélago Ryukyu e mais de 1.000 ilhas menores. Faz fronteira ao norte com o mar de Okhjotsk, a leste com o oceano Pacífico, ao sul com o oceano Pacífico e o mar da China e a oeste com o estreito da Coréia e o mar do Japão. As ilhas japonesas se estendem em um arco irregular da ilha de Sakalina (Rússia) até a ilha de Formosa, ou Taiwan. A extensão é de 377.750 km2. Tóquio é a capital. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Jericó em Conflito com o Passado

 

                            Na medida em que Jericó nasceu das pré-cidades o mundo em volta viu-a como cidade avançada (com um município conexo, desenhado ou não, quer dizer, uma área de influência da qual era a capital – como Linhares-cidade é capital de Linhares-município) que era invejada e cobiçada, mas que era detestada justamente por ser símbolo do avanço, assim como Nova Iorque em certo instante foi e ainda é: adorada e abominada ao mesmo tempo. Ou os EUA, em relação a países.

                            Pois naquele tempo (como em cada uma das idades, digamos na Idade Moderna) também existiam cinco mundos.

                            OS CINCO MUNDOS ONDE JERICÓ ERA O PRIMEIRO

MUNDO
REPRESENTADO POR:
 
Primeiro
 
Jericó
 
Segundo
Pré-cidades
Terceiro
Pós-cavernas
Quarto
Cavernas
Quinto
Vida externa

Jericó guardava uma distância dos outros mundos, que ao mesmo tempo amavam e odiavam a cidade, constituindo eles dois supergrupos, dos aderentes e dos combatentes (que por sua vez se dividia em dois outros: dos avançados e dos retrógrados). Os que desejavam ir além, que viam Jericó como ainda insuficientemente desenvolvida naturalmente não queriam o retorno ao passado, porém havia os retrógrados (junto com um subgrupo dos aderentes, que queriam permanecer como estavam: BB, BA, AB e AA) com os quais, principalmente, Jericó estava em conflito quando enfrentava as forças do passado. As coisas nunca são simples, exceto para os que não conhecem as complexidades (não quer dizer que não existam, só não são conhecidas; o fato de acharmos O Mundo simples não quer dizer que para ELI Natureza/Deus ele seja assim).

Jericó penou muito também ao enfrentar os agitadores passadistas. Não apenas as coletividades mais avançadas de agora, Jericó também.

Vitória, domingo, 17 de abril de 2005.

Licenciatura e Bacharelado

 

                            A principal distinção entre licenciados (quem obtém licença de ensinar) e bacharelados é que os primeiros, que parecem professores, vão ser alunos o resto da vida, enquanto os segundos, que aceitam continuar alunos, vão ensinar aos primeiros quando estiverem mantendo ou fazendo novos conhecimentos.

                            Os bacharelados de matemática continuarão a estudar e ensinarão os licenciados, os que vão re-passar o conhecimento aos níveis mais baixos ainda. Bacharel, no fim das contas, é quem abre o funil para cima e bebe da vastidão, seguindo talvez até o mestrado, o doutorado, o pós-doutorado e a pesquisa de campo, que é eterna, mesmo quando aquela pessoa morre. Licenciado, ao termo, é quem abre o funil para baixo e se põe a passar os conhecimentos a quem sabe menos ainda. Os licenciados adotam um ar professoral, de sapiência; há licenciados em grau mais alto que o dar aulas para o segundo grau, pois há mestres e doutores na universidade que se comportam assim.

                            DUPLO FUNIL

                            Bacharéis com a boca para cima (humildes, querem aprender)

Não obstante, estudam nas mesmas salas, aprendem as mesmas coisas e a diferença parece bem pequena

 

 

 


 


Licenciados com a boca para baixo (verborrágicos, querem despejar as palavras)

 

A pedagogia precisa trabalhar melhor essas questões, para que as diferenças entre elas não sejam tão grandes.

Vitória, quinta-feira, 14 de abril de 2005.

 

LICENCIATURA

No Aurélio Século XXI: [De licenciar + -tura. ] S. f. Bras. 1. V. licenciamento. 2. Grau universitário que dá ao seu portador a faculdade de exercer o magistério do ensino médio. 3. Ato de conferir esse grau.
No Houaiss digital: substantivo feminino Regionalismo: Brasil. 1 m.q. licenciamento 2, grau universitário que dá o direito de exercer o magistério do ensino médio 3, ato de conferir esse grau

                            BACHARELADO

Apenas no Houaiss: substantivo masculino 1, indivíduo que concluiu o curso de graduação em faculdade de Direito; advogado 2,               Derivação: por extensão de sentido.
Indivíduo que obtém o primeiro grau de formatura em qualquer curso universitário 3, Derivação: por extensão de sentido. Estatística: pouco usado. Aquele que concluiu o segundo grau 4, Derivação: por extensão de sentido. Uso: pejorativo.
Pessoa que fala demais; tagarela.
A relação bacharelado-licenciatura e a natureza da prática pedagógica em artes
THE RELATIONSHIP BA - BED AND THE NATURE OF PEDAGOGY IN ARTS
Beatriz A. V. Cabral
Duas questões centrais permeiam os problemas curriculares na área de Artes e repercutem tanto nas metodologias quanto nos processos de avaliação: a relação Bacharelado-Licenciatura e a natureza das disciplinas ditas pedagógicas no currículo. Estas questões se entrecruzam em diferentes instâncias, porém apresentam aspectos específicos.

Imprimindo o Futuro com o MCES

 

                            MCES é o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens. Enquanto MC era de Desmond Morris, agora que o rebatizei e o estou usando para estudar o crescimento dos sapiens é meu.

Seta: da Esquerda para a Direita e para Cima: Novo futuro
                            NOVO GERENTE

Seta: para a Direita: Passado
Cubo: MCES
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Evidentemente podemos esperar muito de uma coisa e ela nos decepcionar. A diferença toda é que não espero nada: ou é útil ou não é. E não é meu no sentido de tomar posse e sim no de dar, passar para os outros, quem quiser.

Porque a idéia fundamental, que dá fundamento, é a da expectativa de crescimento, a de que a humanidade possa ficar mais tempo para ver essa espantosa construção. Apesar de tudo o mundo estava muito fechado nos preconceitos raciais, sexuais, de idade, de conhecimento, de poder, de riqueza, de nascimento, de geo-história, de tudo mesmo; e o MCES (junto com os outros modelos) visa justamente abrir o futuro, para que mais gente possa SER (memória, inteligência e controle) e TER (matéria, energia e informação) e com isso melhor SER/TER, melhor ESTAR no mundo, estar com essa grande dignidade que a humanidade não conhece ainda.

Fundamentalmente o MCES diz que a humanidade foi valente e lutadora, mais do que se imaginava; que os seres humanos antes deste tempo    não foram estúpidos nem indignos, pelo contrário, a bela luta não começou com a escrita, vem de muito tempo, de muito longe.

Porisso é possível esperar felicidade. Apesar de alguns bandidos, grandes e pequenos, a felicidade é possível.

Vitória, domingo, 17 de abril de 2005.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017


O Escritório de Arquiengenharia do Amor

 

Já falei que, sozinha, a luta pela sobrevivência do mais apto, de Herbert Spencer, adulador de Darwin, levaria ao abismo e ao fim da civilização. Só o Amor salva, o grande amor do não-finito Deus subsistente. É ele que aproxima, que mantém junto, que soluciona, que resolve tudo, que civiliza.

Quando na minha infância, juventude e idade adulta se falava de amor era com chacota, com deboche, com desprezo, com desconsideração, com avacalhação. Só pouco antes e depois de 07/92 definitivamente com o MP Modelo Pirâmide pude ir reavaliando as questões para ver que o Amor não-relativo de Cristo-Deus é que vale, que harmoniza, que festeja a racionalidade e a humanidade.

O Amor é centro de tudo, o motor da recuperação da dignidade, da beleza, da honestidade, da simplicidade e da verdadeira beleza.

DEMÔNIO, DEIXE MEU POVO IR (não há boas traduções na Internet, mesmo eu não sabendo falar inglês)

Let My People Go
Paul Robeson

Go down moses
Way down in egypt land
Tell all pharaoes to
Let my people go!

When israel was in egypt land
Let my people go!

Oppressed so hard they could not stand
Let my people go!

So the God seyeth: go down, moses
Way down in egypt land
Tell all pharaoes to
Let my people go!

So moses went to egypt land
Let my people go!

He made all pharaoes understand
Let my people go!
Yes the lord said go down, moses
Way down in egypt land
Tell all pharaoes to
Let my people go!

Thus spoke the lord, bold moses said:
Let my people go!
If not I'll smite, your firstborns dead
Let my people go!

God-the lord said go down, moses
Way down in egypt land
Tell all pharaoes to
Let my people go!

Tell all pharaoes
To
Let my people go

Portanto, voltemos ao amor humano, mirando o Amor divino e tudo do DdB Dicionário do Bem de Deus. Por 60 anos o ódio se expandiu e finalmente imperou no mundo, mas sabemos da dialógica que vai e volta, recomeça o amor a retratar a realidade agora mesmo.

Vai daí a proposta de re-arquiegenharia do mundo através dos que amam, dos que adoram a Deus e toda sua obra, saindo-se desses artificialismos transitórios da Natureza.

Para tal precisamos de escritórios, no geral Escritório.

Que os escritórios empresariais, os consultórios de serviços, as repartições governamentais, as fábricas e todo lugar de visitação e trabalhos dos seres humanos voltem ao amor e ao Amor.

Está dito!

Vitória, sexta-feira, 15 de setembro de 2017.

GAVA.

Arquiengenharia e Ensinaprendizado para as Pessoambientes

 

Veja que estamos (coloco o plural, que não é majestático, é apenas um chamado) tentando redesenhar o mundo e tudo que está nele para as necessidades de saída da Terra rumo ao sistema solar dos novos-seres:

1.       Das 29 tecnartes;

2.       Das pessoambientes:

REDESENHO DOS AMBIENTES.
Re-arquiegenharia do mundo.
Re-arquiegenharia do Brasil.
Re-arquiegenharia dos estados (26 + DF).
Re-arquiegenharia das cidades-municípios (são 5.570).
REDESENHO DAS PESSOAS.
Re-arquiegenharia das empresas.
Re-arquiegenharia dos grupos.
Re-arquiegenharia das famílias.
Re-arquiegenharia dos indivíduos.

3.      Das sete mídias;

4.      De estradas, dos objetos, dos governos, da dignidade humana;

5.      De programáquinas, aparelhos, instrumentos;

6.      Dos 24 modos do Conhecimento;

7.       Dos nove conhecimentos;

8.      E tudo mais.

Tremenda tarefa, mais é melhor que a façamos, é mais emocionante que ficar com as velharias.

Como transferir toda essa Nova Terra e Novo Céu aos adultos e às crianças senão reinventando também o ensinaprendizado?

Precisamos dar o melhor de nós para produzir o melhor mundo.

Os governempresas precisam agir com todo empenho, imbuídos de grande amor, dando total apoio aos povelites. Grande tarefa, tanto no sentido de tamanho quanto no de qualidade.

Vitória, sexta-feira, 15 de setembro de 2017.

GAVA.

O Bauhaus do Brasil

 

O BAUHAUS ALEMÃO

O PALCO NACIONAL.
O BAUHAUS.
República de Weimar
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
 
A República de Weimar é a designação histórica pela qual é conhecida a república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial em 1919 e que durou até ao início do regime nazista em 1933, tendo como sistema de governo uma democracia representativa semi-presidencial. O nome oficial do país ainda era Império Alemão, tendo permanecido inalterado desde 1871. O Presidente da República nomeava um chanceler que era responsável pelo poder executivo. Quanto ao poder legislativo, era constituído pelo parlamento federal do Reichstag e pelos parlamentos estaduais do Landtag. Este período tem o nome de Weimar pois foi nesta cidade da Turíngia que reuniu desde 6 de fevereiro até 11 de Agosto de 1919, data da aprovação da nova constituição, a assembleia nacional constituinte da República.

Bauhaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas . A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
A Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo nazista, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo.
Localização de República de Weimar
A Alemanha em 1930.
Resultado de imagem para surgimento do bauhaus mapa alemanha
1919-1933.
1919-1933.

Repare que a faixa é a mesma, com a seguinte conclusão: quando o nazismo surge, o Bauhaus democrático desaparece, é fechado.

O Bauhaus tem como principal característica a democracia, a transferência do poder da forma ao povo, em vez de somente às elites: a transparência da arte para todas as classes, como Jesus fez em tudo, tornando-nos iguais (embora as pessoas demorem mais ou menos a aderir, teorizar e praticar).

Uma RETRANS (reforma-transformação) que diz respeito a aprofundar as liberdades através da alegria esfuziante do ser, do ter, do estar no mundo. Quando, despois do fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ressurgiu das tristezas para a alegria, isso se manifestou nas artes, em particular no projeto de redesenho das casas, dos objetos, de tudo, o que os nazistas aproveitaram, por exemplo, para criar as grandes estradas Autobahn de muitas pistas enquanto índice de liberdade e expansão, no caso brasileiro, interna.

O Brasil precisa disso.

Neste momento em que a Lava Jato está balançando o país, é preciso aproveitar a oportunidade para alavancar no Conhecimento inteiro (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) o progresso e a ordem nas 6,5 mil profissões, nos 8,0 mil bancos (somente uma fração está representada no Brasil), nas 6,0 mil universidades (idem, e não as melhores), nas 29 tecnartes, nas sete mídias, nos nove conhecimentos (com suas 24 partições).

Neste tempo nosso em que o Brasil está sendo re-descoberto, re-inventado, re-imaginado, re-feito e em tudo re-novado, é preciso fazer um Bauhaus nosso que ilumine violentamente as imaginações, expandindo-as em felicidade e abertura.

Vitória, sexta-feira, 15 de setembro de 2017.

GAVA.