domingo, 23 de julho de 2017


Mas Que Idiota!

 

Não sabendo dirigir (toma muito tempo, exige muita atenção, não permite pensar), não tenho carro: duma vez meus irmãos me deram em Linhares em Fusca, doutra vez comprei um Fiat e perdi, era leasing, já contei essa parte.

O CUSTO DE TER CARRO

1.       Já avaliei que o custo anual é de 1/3 do valor (não acaba em três anos PORQUE é exponencial negativa, é assintótica, nunca zera) do veículo;

2.       Embutido acima há o seguro, mas não a apreensão, a ideia de que o carro pode ser roubado a qualquer instante, onde se estacione;

3.      Os gigantescos engarrafamentos, que tomam horas todos os dias no mundo e no Brasil, particularmente em São Paulo:

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A tranquilidade do lar está logo ali...

4.      Ter de limpar de vez em quando, calibrar os pneus, levar a oficina (e aborrecimento quando dá defeito), lubrificar;

5.       Estacionamento todo dia;

6.      Custo da garagem em casa;

7.       Ter de trocar todos os anos (ricos) ou de vez em quando para não parecer tão pobre aos vizinhos;

8.      Cuidados inerentes, alguém com maior conhecimento que liste.

Em compensação, quem como eu tome ônibus deve esperar no ponto meia hora ou o que for duas ou quatro vezes por dia de trabalho vezes 35 anos; se não conseguir cadeira, trafegar em coletivos superlotados com gente empurrando durante todo o  tempo lento de viagem (pode passar pelos mesmos engarrafamentos dos automóveis); o paratodos (significado de ônibus) pode apresentar defeitos (você tem de descer e se amontoar com outros otários no próximo que passar, outra espera), pagar a passagem (que não deflacionada nem um tiquinho, como já mostrei, era 0,30 em 1994 e agora é 3,75 em 2017, com outro reajuste que virá em razão do aumento dos impostos ter somado 0,41 à gasolina, devido à mandraquice de Temerário) aos oligarcas das linhas; tolerar carros velhos, caindo aos pedaços, e mais um monte de aborrecimentos.

Do outro lado, não tenho que pensar nem um tiquinho e, como já avaliei, pude ler de 30 a 40 mil horas no tempo em que tomei condução pública e motoristas tarimbados dirigiram para mim. Se bater não é problema meu, a empresa agirá.

Depois eu é que sou o doido.

Vitória, domingo, 23 de julho de 2017.

GAVA.

É Amigo de Quem?

 

É um critério interessantíssimo.

A China é amiga de quem?

Até onde consigo ver, não há no mundo um só amigo da China, há gente comprada, isso sim, a peso de ouro obtido com trabalho escravo dentro e fora.

VIZINHANÇA DA CHINA (não sou historiador, nem geógrafo, apenas leio bastante – há muita gente com maior conhecimento que eu, poderiam fazer as pesquisas)

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Teriam de pegar um a um e acompanhar a GH do par, digamos Burma-China: foram amigos em algum instante? Do pouco que sei, entendo que a China sempre esteve em guerra com todo mundo e sempre de modo solerte, velhaco, manhoso, esfaqueando pelas costas.

Esses pesquisadores gabaritados poderiam fazer levantamento ano a ano ou de 10 em 10 anos, se forem 20 países em volta (tanto mais difícil porque as fronteiras mudam, somem uns países e aparecem outros, as fronteiras da China se expandem ou encurtam, etc.) os levantamentos serão demorados, porém utilíssimos.

Muito diferente são os EUA, que ajudaram vários na primeira e na segunda guerras mundiais, fossem ou não interesseiros, restou o retrato. Fizeram um monte de trapalhadas, convenhamos, mas o saldo é tremendamente positivo.

Do Brasil, até Lula enlouquecer com o apoio ao Irã, todos gostavam, acho que ainda gostam, é preciso analisar, especialmente com a ajuda dos geo-historiadores e do Ministério das Relações Exteriores.

E quanto à Rússia, sempre tramando, sempre se apoderando de territórios, sempre atacando a Europa (como Putin, agora, conspirando com os árabes-muçulmanos para produzir guerras e refugiados para tomar a União Europeia)?

Acho que esse é o critério, tanto para PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos, empresas) quanto para AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo) – quem são os amigos? Como as pessoambientes agiram através do tempo?

Vitória, domingo, 23 de julho de 2017.

GAVA.

Construtores de Mapas da Pontescada Tecnocientífica

 

                            Você já sabe do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática); na C/T, da pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6).

                            OS MAPAS PESSOAMBIENTAIS (dos conjuntos envolvidos)

·       PESSOAS: indivíduos, famílias, grupos e empresas;

·       AMBIENTES: cidades/municípios, estados, nações e mundo.

EMPRESAS CONTRATÁVEIS

·       Agropecuárias/extrativistas;

·       Industriais;

·       Comerciais;

·       De serviços;

·       Bancos.

SERVIÇOS CONTRATÁVEIS

·       Para quantidade;

·       Para qualidade (serviços especializados, por empenho destacados dos outros):

1.       Altíssima qualidade;

2.       Muito alta;

3.      Média;

4.      Baixa;

5.      Baixíssima (pode parecer que não queremos estas, mas não é sempre o caso).

SC DE ALTÍSSIMA QUALIDADE (em cada área, sim, mas                             com quanto trato ou capacidade naquela tarefa?)

1.       De máquinas, aparelhos, instrumentos, programas;

2.       De locais das empresas, suas distâncias e prestezas no atendimento;

3.      De ligações governamentais;

4.      De universidades, faculdades, institutos;

5.      etc.

Vê como necessitamos dos mapas? Tudo ainda está por fazer, não existem catálogos, nem fechados, restritos aos que os usem, nem abertos, públicos.

Vitória, quinta-feira, 16 de setembro de 2004.

Consórcio das Verbas Tau Csi

 

                            Tudo que a humanidade tem feito está ainda ao alcance dos conjuntos menores (PESSOAIS: indivíduos, famílias, grupos e empresas; AMBIENTAIS: cidades/municípios, estados, nações), mas agora são coisas maiores, que necessitam de forças e poderes mundiais, tanto para a construção do buraco negro domesticado (BND) quanto para focar em Tau Csi (τξ) e depois, dentro daquele espaçotempo, em Épsilon (εi), o épsilon-informacional onde passaremos à terceira natureza; e ainda para outras iniciativas do modelo.

                            Do que estamos falando?

                            De construir em poucas décadas aquilo que a Natureza demorou - desde 3,8 bilhões de anos até a entrada dos hominídeos 10 milhões de anos atrás e dos sapiens há 100, 50 ou 35 mil anos – bilhões de anos para fazer. É uma senhora tarefa! Não é como qualquer das tarefas anteriores. É novidade e novidade nobre, da mais alta categoria. DEPOIS que a terceira natureza estiver pronta ela mesma será capaz de se alçar, mas o problema todo é chegar até o primeiro degrau (a partir de onde ela mesma subirá a escada toda sozinha).

                            SUPERCONSÓRCIO PARA A SUPERAZÃO

·       Verbas da supermemória (muito além dessa que dispomos em 2004);

·       Verbas da superinteligência;

·       Verbas do supercontrole ou superverbalização ou supercomunicação.

VERBAS DA SUPERMEMÓRIA

·       Verbas dos superprogramas;

·       Verbas das supermáquinas;

·       Verbas dos superconjuntos (superindivíduos, superfamílias, supergrupos, superempresas, etc.);

·       Verbas dos superinstrumentos (os mais afinados do planeta) e dos superaparelhos (os mais confiáveis de todos);

·       Verbas dos superlugares (superfábricas);

·       Verbas das superproduções (ou supereconomias) e das superorganizações (supersociologias), etc.

Em resumo: ninguém nunca viu nada como isso. E, é lógico, nenhuma nação pode arcar sozinha com essas dimensões sem introduzir inflação e desemprego. Daí a necessidade do consórcio, da sociedade.

Vitória, quarta-feira, 15 de setembro de 2004.

Ciência da Computação e Superlínguas

 

                            Lá estão os jovens e as jovens de 18 e 19 anos iniciando o curso de Ciência da Computação, profissão nova; mal sabem a importância que ela terá, depois de transformada.

                            NOVÍSSIMA CC

·       Computação da memória (que é o que é por enquanto ensinado; até porque não sabem mais que isso);

·       Computação da inteligência (esse caminho tem estado travado e nada de novo têm saído dele);

·       Computação do controle ou comunicação ou verbalização (nesta existe uma confusão inacreditável).

CONFUSÃO INACREDITÁVEL NA COMUNICAÇÃO (“quem                                         não se comunica se trumbica”, dizia o Chacrinha; trumbicar-se,                                    segundo o Houaiss digital, é no regionalismo brasileiro se sair                                 mal, se dar mal: trombicar-se)

·       Comunicação nos cursos de línguas - inclusive de português - postos nas “ciências sociais”;

·       Comunicação como curso de jornalismo (que é a história baixa, contando o passado de forma mais frouxa ainda);

·       Comunicação como todo ato humano (veja em anexo as definições no Aurélio Século XXI)

ORDENANDO A CC (pondo ordem)

1.     Computação da língua;

2.    Computação da Psicologia (das figuras ou das psicanálises; dos objetivos ou das psico-sínteses; das produções ou economias; das organizações ou sociologias; dos espaçotempos ou geo-histórias): como produzir a terceira natureza se a segunda ainda não foi completamente entendida?

3.    Computação dos atos humanos (construção das cártulas ou cartuchos classificatórios, como pedi);

4.   Computação da computação (metacomputação – a lógica explícimplícita da comput/ação, ato permanente de computar);

5.    Matemática da computação (geometria ou inequações da CC e álgebra ou equações da CC) – a CC está altamente matematizada, mas os grandes matemáticos não se debruçaram sobre ela COMO PROBLEMA que exige solução programática).

Como você pode ver abaixo nos exemplos de grades curriculares, o programa é bem amplo e disperso. Não há, como em quase nada do que é humano, um eixo lógico, até porque o modelo não existia. Eles não sabem onde estão indo, apenas caminham em frente (o que já é um grande mérito: se você tomasse crianças que não sabem onde querem chegar, mas persistem em ir em frente, enfrentando todo tipo de perigo, não haveria de aplaudi-las?).

Poderíamos re-organizar daquele modo proposto: 1) caminho da memória (que está sendo trilhado há seis décadas, sem qualquer gênero de compromisso ou resultado); 2) caminho da inteligência (não tem sido frutuoso, porque é intrincado demais e só há um exemplo não reflexo); 3) caminho da superlíngua (que pode ser trilhado, porque já praticamos e teorizamos a Língua geral humana).

Um dos modos de avançar é criar um CURSO NOVO DE CC voltado para as línguas, fundindo o curso de CC e de Línguas em CCL, Ciência da Computação da Língua. E ver no que dá.

Vitória, domingo, 19 de setembro de 2004.

 

COMUNICAÇÃO

S. f.
1.           Ato ou efeito de comunicar(-se).
2.           Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual.
3.           P. ext. A ação de utilizar os meios necessários para realizar tal comunicação.
4.          P. ext. A mensagem recebida por esses meios.
5.           O conjunto de conhecimentos relativos à comunicação (2), ou que tem implicações com ela, ministrado nas respectivas faculdades.
6.          A capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.
7.           Exposição oral ou escrita sobre determinado assunto: 2
8.          Participação ou aviso de fato ocorrido ou por ocorrer: 2
9.          Convivência, trato, convívio: 2
10.         Caminho de acesso ou de ligação; passagem; passadouro.
11.          Eng. Eletrôn. Transmissão de informação de um ponto a outro por meio de sinais em fios, ou de ondas eletromagnéticas.
12.         Teor. Inf. Transmissão de mensagem entre uma fonte e um destinatário, distintos no tempo e/ou no espaço, utilizando um código comum. [Cf. sistema de comunicação. ]  ~ V. comunicações.
Comunicação de massa.  Teor. Inf.
1.           Comunicação social dirigida a uma ampla faixa de público, anônimo, disperso e heterogêneo, atingindo simultaneamente (ou a breve trecho) uma grande audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa (q. v.).
Comunicação humana.  Teor. Inf.
1.           Comunicação social, própria dos seres humanos, baseada em sistemas de signos (a linguagem falada, v. g.), em oposição à comunicação baseada em sistemas de instruções ou comandos, como a que se faz entre animais ou máquinas.
Comunicação interpessoal.  Teor. Inf.
1.           Comunicação direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio da fala, de carta, telefone, etc.
Comunicação não verbal.  Teor. Inf.
1.           Comunicação baseada em sistemas de significação independentes da linguagem falada, como a mímica, a pictografia, a música, etc.
Comunicação social.  Teor. Inf.
1.           Processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio da sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda, etc.
2.           Atividade profissional que se ocupa dessa comunicação.
3.           Comunicação de massa.
4.          Comunicação humana.
Comunicação verbal.  Teor. Inf.
1.           Comunicação através da linguagem falada ou da sua forma escrita.
Comunicação visual.  Teor. Inf.
1.           Comunicação que se utiliza de canal visual para transmissão de mensagens.
2.           Programação visual (1).

GRADE CURRICULAR DE CC NA Internet

Grade Curricular – Modelo Semestral a partir de 2004
Obs: Esta grade pode sofrer alguma alteração
Período
Área
Código
Disciplinas
C. H.
Informática
001
Introdução à Ciência da Computação
80 (4 h/a)
 
Informática
002
Laboratório I
40 (2 h/a)
 
Informática
003
Lógica para Ciência da Computação
80 (4 h/a)
 
Matemática
004
Fundamentos Matemáticos
60 (3 h/a)
 
Matemática
005
Geometria Analítica
60 (3 h/a)
 
Português
006
Português Instrumental
40 (2 h/a)
 
Inglês
007
Inglês Instrumental I
40 (2 h/a)
 
 
 
 
400 (20 h/a)


OUTRA OFERTA (Faculdade Tancredo Neves)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Etapa: 1º ANO
Disciplinas
CH. Semanal
CH.
Cálculo Diferencial e Integral I
4
80
Cálculo Diferencial e Integral II
4
80
Comunicação e Expressão
4
80
Inglês Instrumental
4
80
Introdução à Ciência da Computação I
2
40
Introdução à Ciência da Computação II
2
40
Introdução à Lógica
4
80


UMA GRADE AINDA MAIS COMPLETA (e complexa)

Grade curricular do curso
para 2004
[Essencialmente idêntica à grade curricular de 2003]