domingo, 18 de junho de 2017


Classes Adolescentes

 

                            Já vimos que a adolescência é a faixa mais interessante de qualquer vida humana, mais do que a dos bebês até; é uma fase violentíssima em todos os sentidos, mas principalmente em termos de aprendizado, de perda e de ganho de valores.

                            NADA é mais interessante que isso.

                            Caberia aqui reunir os próprios adolescentes - não para serem criticados como aborrecentes ou enjoados - com todas as forças vivas da coletividade: professores, psicólogos, pais e mães, os dirigentes dos AMBIENTES (dos municípios/cidades, estados, nações e mundo), todos teriam demais a aprender. Se soubermos resolver os problemas dos bebês e dos adolescentes nada mais nos atrapalhará.  Os problemas que temos como adultos e que se vão multiplicando em confusões infindáveis são plantados na mais tenra infância ou na adolescência. Não existem outros.

                            Até os sete anos estamos a maior parte do tempo inconscientes e dessa faixa derivam problemas que nos afetam inconscientemente, para os quais precisamos de tratamentos mais profundos. Dos 08 aos 18 anos é que aparecem aqueles problemas que conscientemente podemos resolver. Então, resolvamos os conscientemente acessíveis da adolescência e consigamos recursos extraordinários com os psicólogos para resolver os dependentes de investigações mais profundas.

                            Concentremos nossas forças em resolver o resolvível.

                            Se, como deve ser, a adolescência é tão mais interessante que tudo mais, concentremos nossos esforços em sobrelevar essa faixa de idade, porque é o estudo dela, principalmente, que proporcionará soluções para toda a vida adulta humana.

                            Se governos e empresas, se ambientes e pessoas se interessarem em sentar e estudar detidamente ano após ano a quadra da adolescência, fazendo incidir sobre ela todos os elementos das potências humanas, concentrando nossos esforços, focando nossa atenção nisso, com toda devoção, é certo que daremos muitos passos importantes em poucos anos. Essa é a grande chave que abrirá todas as portas, dependendo depois somente do estudo dos problemas criados pela mente do bebê, o que já está num campo muito mais difícil. Pelo menos o adolescente, com ajuda, pode falar com maior ou menor competência dos conflitos.

                            Vitória, segunda-feira, 17 de maio de 2004.

Claricescola

 

                            Sou fã da Clarice, venho lendo-a há 30 anos, comentei 13 de seus livros, para os quais achei muitas chaves de releitura sob a condição explícita de romance.

                            CLARICE NA INTERNET (1920-1977)

DADOS BIOGRÁFICOS
Clarice Lispector nasceu a 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, Ucrânia. Recém-nascida veio com os pais, em 1921, para Maceió. Em 1924, mudou-se com a família para Recife e, em 1935, estavam no Rio de Janeiro. Em 1943, tornou-se aluna da Faculdade de Direito. Nesse período escreveu seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem.

                            Se olharmos os níveis (povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados) ela é, claramente, claricima/mente, uma iluminada, a única de que se tem notícia. Seus textos devem ser estudados como conselhos aos humanos e em patamares MUITO MAIS profundos. Evidentemente ela não deve ser indicada nas universidades e nas escolas de segundo e primeiro grau apenas como índice de pureza lingüística, mas também como oportunidades de conhecer o mundo, o universo inteiro, em particular a aventura humana na Terra.

                            O aprofundamento que ela permitirá é do mesmo nível dos iluminados, exceto Cristo, que está mais no alto e é outra história. Num dos textos ela diz que apenas gostaria de ser “um dos sete”, quer dizer, dos sete maiores iluminados. Não sei se é, mas pelo menos está na competição. E ela esteve tão perto de nós quanto 1977, quando morreu. Foi uma pena ter morrido tão cedo.

                            Que não haja escolas que a estudem diretamente, só a ela, mostra como a profundidade do pensamento pode passar despercebida. Classes de Clarice, pedagogia de Clarice, ensinaprendizado de Clarice.

                            Vitória, quinta-feira, 13 de maio de 2004.

Aulas de Esportes

 

                            Os esportes, que são das elites para o povo, e os desportos, que são os divertimentos descompromissados do povo, não são objeto de ensinamento nas escolas porque interessam ao povo, não às elites. As elites burguesas só ensinam aquilo que ajuda a extrair mais-trabalho do povo, quer dizer, a língua, um pouco de matemática, trato social, coisas que estão nos currículos. As paixões populares, os esportes e sua simples diversão evidentemente não constam dos currículos. A justificativa tradicional é que não há tempo, espaço para inserir mais nada, quando na verdade um pouco de boa vontade bastaria para introduzir muitas matérias interessantes, inclusive esportes-nas-escolas.

                            ABRINDO ESPAÇO

·        Abertura quantitativa: tirando matérias antigas ou aumentando o tempo de estudo;

·        Abertura qualitativa: comprimindo as matérias para maior taxa de transferência pedagógica ou reelaborando as pautas.

Aí deveríamos fazer listas de esportes.

LISTAS DOS ESPORTES

·        Esportes mundiais;

·        Esportes nacionais brasileiros;

·        Esportes estaduais capixabas (não há nenhum, o estado é totalmente tributário);

·        Esportes municipais/urbanos (idem, Vitória não foi capaz de inventar nada).

ESPORTES NACIONAIS

·        Preferenciais (futebol);

·        Secundários (vôlei, basquete, tênis, etc.).

ESPORTES NACIONAIS PREFERIDOS

·        Estudo ou teoria;

·        Jogos ou prática,

PRÁTICA DESPORTIVA

·        Oficial, patrocinada, em campos padronizados;

·        Não-oficial, de várzea, arranca-toco.

Há muito por fazer, mas a vantagem é que em tese o futuro é infinito, estendendo-se para sempre à frente (enquanto soubermos sobreviver).

Vitória, segunda-feira, 17 de Maio de 2004.

As Margens de ASC


 

                            A colocação da colega A de eu seguir o texto do livro O Código Da Vinci de Dan Brown é incapacitante, em termos da minha intenção, como já coloquei no texto Não Como Von Däniken, neste Livro 80. Isso nos leva a pensar nas margens em que queremos situar Adão Sai de Casa enquanto texto.

                            A SITUAÇÃO DE ASC

1.       Não pode ser texto de FC com diálogos, porque não levantaria as dúvidas como desejo, além de ser necessário criar um estilo literário, introduzir personagens ausentes da Bíblia, mas críveis, isso por sua vez demandando conhecer o hebraico, o aramaico, línguas semíticas perdidas, línguas sumerianas, etc.;

2.      Não pode ser como texto tecnocientífico, porque para tal eu dependeria de interpretações matemáticas e tecnocientíficas que ainda não pude integrar;

3.      Não pode ser trama envolvendo conhecimentos fora da trajetória comum, pois eu deveria conhecer detalhes altamente focados e específicos de mitologia, ao alcance apenas de eruditos muito enfronhados nas pesquisas mais avançadas;

4.     Não pode enfim ofender os pesquisadores dos vários campos, o que demandaria uma enormidade de cuidados e muitos anos de maturação. E assim por diante.

O que nós queremos mesmo é um texto que choque e assuste pelas implicações, que fique no plano do nebuloso e do esotérico, do místico e do fabuloso, entretanto fundado sobre o modelo e a Rede Cognata que lhe dão sustentação e implicação de veracidade. Quer dizer, queremos o fino contraste entre o apenas provável e o meramente possível, ou seja, o pequeno, finíssimo espaço entre o provável, porém duvidoso, e a possível realidade, encasquetando as pessoas para reolharem o real de onde lhes virão mais dúvidas. Esse enquadramento pede que seja feito um relatório, à guisa de comunicação dos governos, exatamente como eu havia posto: um comunicado aos povos do mundo, autorizado por um quase-governo mundial (que pegue a onda da globalização como se tivesse sido precipitada pela descoberta de tudo – isso dará razão falsa aos que trabalham contra a globalização e ensejará novas disputas, que servirão de propaganda).

Vitória, quarta-feira, 12 de maio de 2004.

As Flores que Passam nas Ruas

 

                            No Modelo da Caverna dos homens (machos e pseudofêmeas) caçadores e das mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras ficou claro que o consórcio das mulheres quer porque quer os depósitos de esperma. As pseudofêmeas, que não podem realizar os depósitos, vão querer simbolizar a qualquer custo e os pseudomachos que dos depósitos nada poderão gerar fingirão; e alguns irão ao extremo de sentir simpaticamente dores de gravidez e de parto.

                            Isso tem uma lógica implícita.

                            As jovens fêmeas, as que ainda não ovularam, antes da primeira menstruação simbolizarão com as bonecas (mas, é de esperar, não depois da primeira menstruação), pois todas são mães em potencial, nascendo já com todos os ovos ou óvulos. É de esperar que elas simbolizem os depósitos, isto é, as cópulas. As inférteis sofrerão muito por não poderem procriar. Até as pseudofêmeas, que afinal de contas tem corpo feminino, também sentirão de vez em quando as urgências inexplicáveis.

                            Então, podemos ver, as mulheres são alvos esperando as flechadas só que têm emoções potencializadas pela razão humana e são MUITO MAIS ESPERTAS, sendo capazes de muitos artifícios extraordinários, que os pesquisadores poderão rastrear na geo-história. Esses alvos querem tornar-se maiores e mais atrativos, diferenciando-se da multidão e porisso, para obter futuro, fantasiando-se quanto puderem.

                            AS FANTASIAS DAS FLORES HUMANAS

·        Pinturas (cores como das flores: lábios pintados, roupas coloridíssimas);

·        Cheiros dilatados, superenfatizados;

·        Superdilatação dos corpos (volume, plano, linha e ponto – como os vestidos da nobreza, anéis, brincos, chapéus, saltos altos, etc.);

·        Apontamentos das áreas sexuais (umbigo, seios, bunda, boca, genital, pés, cabeça – tudo na mulher);

·        Supergesticulação e assim por diante.

Contudo, isso se dará preferencialmente nas fêmeas jovens, quase nunca nas mais velhas ou naquelas que estejam BEM casadas, isto é, que tenham extraído todo futuro que desejaram (muitos filhos, riqueza que os sustente e o resto). Entretanto, as fêmeas casadas que usem esses artifícios estão claramente enviando um recado ao meio - precisam de fecundação – e especialmente aos homens ou pares. Haverá - como já apontei conceitualmente, mas não a significação precisa de cada cor – sempre um código de cores, uma indicação de disponibilidade, o que nem foi estudado nem é sabido. É intuído, mas não racionalmente sabido.

Claro, seria preciso estudar toda essa questão.

Se soubéssemos EXATAMENTE o que significam as coisas (cores, dimensões, gestos, apontamentos, cheiros e o resto) poderíamos compor um produto, um indicador preciso, um conjunto, um quadro de quesitos através do qual saberíamos com precisão “a quantas” anda uma mulher, isto é, qual é a sua urgência quanto a sexo e depósitos de esperma ou, por outra, sua receptividade, e a quê.

Vitória, terça-feira, 11 de maio de 2004.

sábado, 17 de junho de 2017


Positivismo, Marxismo, Petismo

 

No livro de Bruno Garschagen, Pare de Acreditar no Governo (Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado), Rio de Janeiro, Record, 2015, página 130 e seguintes, ele mostra o positivismo de Auguste Comte (francês, 1798-1857, média de vida em 1827) e o marxismo de Karl Marx (alemão, 1818-1883, média de vida em 1850), diferença de médias de (1850 – 1827 =) 23 anos. Marx chegou à idade de leitura, digamos aos 18 anos, em 1836, quando Comte tinha 38 anos e já era maduro. Basicamente beberam nas mesmas fontes, o mesmo fundo cultural ou civilizatório temporal europeu. O PT foi registrado em 1982, 35 anos de agora.

Pretendendo ser marxista-comunista, na realidade o PT encaixa-se perfeitamente no perfil positivista, inclusive por ter estado para se tornar uma igreja e uma fé para os malucos chamados militontos, militantes-tontos do PT.

COMPRE O LIVRO E LEIA (ele é surpreendente em várias passagens)

CITAÇÃO.
ENQUADRAMENTO.
“Um dos objetivos centrais do positivismo era moralizar os indivíduos pelo seu próprio método de educação”.
O movimento brasileiro denominado Escola Sem Partido justamente bate-se contra o modelo petista de escolarização, formando quadros gramscianos ideológicos-partidários que entraram em todos os patamares do ensino, do berçário (as crianças seriam vestidas de vermelho e os babadores teriam estrela do PT) ao pós-doutorado (por exemplo, na paleontologia petista eles só investigariam o lado esquerdo dos esqueletos).
“Antes de qualquer tentativa de organização política, era preciso desenvolver uma atividade educativa com a finalidade de moralizar a sociedade e transformar as mentalidades e os costumes”.
Além do rebaixamento dos padrões da língua até a mais estúpida vulgarização populista, desenvolveu-se ódio corrosivo doutrinário a todas as opiniões contrárias, Luladrão chegando a anunciar que em determinado momento não havia sequer um partido de direita concorrendo nas eleições.
“Para regenerar a sociedade era antes preciso [o positivismo] atacar a desordem mental em sua origem”. “(...) e assim reformular, do ponto de vista moral, as opiniões e os costumes em vez das instituições”.
Na URSS isso foi feito a partir de 1917 com propaganda maciça, depois repetida por Mao na China e por outros em toda parte – o PT ia a caminho disso. Nas festas juninas só poderiam ser soltos balões vermelhos e as roupas dos jecas não poderiam ser quadriculadas, como é tradicional, só teriam a cor vermelha, no lugar dos hinos religiosos sendo cantadas a Marselhesa e o hino da Internacional Socialista.
“Positivismo no Brasil: militância e doutrinação nas escolas”.
Qualquer semelhança é total intenção.
“Foi o professor marxista Leônidas de Rezende o responsável por defender a ideia de que ‘as teorias de Marx e Comte seriam absolutamente idênticas, distinguindo os dois, apenas, em que um seria revolucionário e o outro reformista’”.
“Lemos depois fundaria a Sociedade Positivista do Rio de Janeiro, que se transformou na Igreja Positivista do Brasil em 1881”.
Faltou pouco para o PT criar religião e Igreja Petista do Brasil, que seria replicada depois na América Hispânica.

Inclusive, na RC, Rede Cognata (o que só percebi agora) positivismo = PSTVSM = PTSM = PETISMO.

Vê se pode!

Não é marxismo e, porque o marxismo é uma espécie de positivismo, o PT também é: quem poderia pensar algo assim?

Vitória, sábado, 17 de junho de 2017.

GAVA.

Até os Melhores Podem Falar Bobagens

 

Tenho a primeira edição, li, quis comprar a segunda porque imaginei ter sido atualizada, fatos novos da astronomia, foi como fiquei sabendo que tinha morrido Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (Rio de Janeiro, 1935-2014), astrônomo brasileiro respeitado no exterior.

TINHA ESSA APARÊNCIA DE REBELDE (mas era competente, não era pose estudada)

AUTOR.
LIVRO.
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Mais novo (ou menos velho).
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Tinha esta edição.
Resultado de imagem para o livro de ouro do universo
Comprei esta, de 2000.

Em termos de divulgação da astronomia e da tecnociência, é dos melhores, mas cometeu um escorregão (proposital ou não, nunca haveremos de saber, em 2000 tinha 65 anos, não era nenhum garotinho) notável logo no índice, página 62, que denominou Eclipse da Paixão de Cristo: não eclipse DURANTE a Paixão de Cristo e sim Eclipse DA Paixão de Cristo. Agnósticos e ateus espertos fazem essas coisas, esperando passar ao largo da compreensão desprezada dos outros. Inútil, tem gente lendo por aí.

Fala como se A PAIXÃO tivesse entrado em eclipse religioso, quando na realidade estará daqui a pouco em recrudescimento, em intensificação total, uma nova agitação mundial. Até os melhores podem escorregar e mostrar a incompreensão monstruosa deles, incapaz de abrangência mais profunda (e respeitadora).

Uma pena.

Vitória, sábado, 17 de junho de 2017.

GAVA.