Celestial
Representação
Assim como os
“dançarinos faciais” de Frank Herbert em Duna
esses celestiais ou adâmicos não usavam apenas o rosto, mas todo o corpo,
principalmente as mãos, como está posto no Oriente, principalmente na
Tailândia, onde as mulheres gesticulam. Como não tinham muito a fazer, fora
pensar e construir a civilização, os augustos gastavam parte do tempo
preparando-se para divertir os outros, porque Adão reservava os recursos
visuais da Grande Nave e da nave pequena para si e os descendentes imediatos.
Tinha um ciúme inacreditável deles, porque eram termos de troca para o futuro,
não poderiam estragar.
Então os atlantes se
preparavam para esse teatro formidável em grandes festivais que as famílias e
os clãs apresentavam de tempos em tempos, principalmente quando o Pai Adão
voltava de suas longuíssimas viagens. Aí grandes cenários eram montados na
planície e todos se esmeravam, cada família mais que a outra, por apresentar
críticas ferinas, mas bem humoradas, enquanto Adão esteve vivo e até depois do
luto. Zombavam, como no circo, de tudo e de todos, nesse teatro principalmente
satírico, porque isso repunha a simplicidade, freava o orgulho que poderia se
manifestar em razão da distância entre eles e os humanos mestiços e os sapiens.
Falavam os cenários, os rostos dos celestiais, suas mãos, os membros do corpo,
os corpos como um todo – em construções profundamente complexas, que o mundo
ainda não conhece, pois não chegou a esse ponto de sofisticação. Nesse ponto os
preparadores dos filmes devem ficar bastante atentos, juntando o gestual
tailandês com o teatro Nô japonês, as pantomimas chinesas, o teatro grego
participativo antigo, as técnicas atuais, mas com grande imaginação ao colocar
as diferenças notáveis, pois elas ajudarão a construir. É muito importante,
porque essas coisas devem, como já disse, serem colocadas como preparação de
algum clímax, como ocorre na vida mesmo. Um período de prazer antes da fase de
guerra. Divertimento, brilho, ar colorido, festival. Neste caso pode ser antes
da chicotada que Enoque deu no servo, veja A
Primeira Chicotada, neste Livro 79.
A câmara deve dar
closes dos rostos e das mãos, voltando-se para o embevecimento da platéia,
muito atenta e compenetrada.
Vitória, sábado, 08
de maio de 2004.
