terça-feira, 7 de agosto de 2018


Santuário Habitacional

 

No livro 201 escrevi Edifício Santuário, no sentido de um edifício alto e para bastantes moradores em condição de conforto usufruir de uma vida no campo em área de mata virgem (o que seria dificílimo) ou reconstruída em clímax de fungos, plantas, animais e até primatas em volta.

Aqui seria diferente.

Lá quaisquer pessoas sairiam da cidade para construírem o santuário e viverem à sua volta, aqui seriam pessoas apaixonadas mesmo pela Vida biológica-p.2 e pelo contato DE APRENDIZADO com ela, pessoas num estágio mais avançado de compreensão e convívio com a Vida que o acaso da Natureza, as necessidades de Deus ou ambos colocaram à nossa disposição em alto nível de perfeição, depois de 3,8 bilhões de anos de evolução ou no equivalente tempo de Criação.

SANTUÁRIO (no dicionário Aurélio Século XXI)

[Do lat. sanctuariu. ] S. m. 1. Lugar consagrado pela religião; lugar santo. 2. O lugar mais sagrado do templo judaico de Jerusalém, onde se guardava a Arca da Aliança. 3. Templo, igreja, basílica, capela. 4. Sacrário, relicário. 5. Fig. A parte mais íntima (do coração, da alma, etc.). 6. Ecol. Área em que é proibida a caça, em caráter permanente, a fim de se preservarem as espécies raras que nela habitam.  7. Ecol. Área que não sofreu mudanças e que mantém condições favoráveis à preservação das espécies; santuário da vida silvestre.

Eis aí: as pessoas trabalhariam em suas atividades isoladamente e ao fim do dia e nos fins de semana e feriados iriam gozar de suas verdadeiras vocações comuns, VIVENDO A VIDA, literalmente, procurando compreendê-la e ao projeto de i (ELI, Elea, Ele-Ela, Natureza-Deus) não-finito, pesquisando & desenvolvendo teórica & praticamente o tempo todo de folga, junto com as crianças nessa atividade reservada idílica. Um paraíso socialista funcional.

Mas tudo isso seria preparado inicialmente por grandes empresas comerciais, da construção civil, com experiência ecológica avançada em ecoplanejamento & ecodesenvolvimento dentro da nova visão de conservação & expansão da vida não-racional. Todo um novo subsetor seria criado para dar conta da preparação dos inúmeros santuários plantados através do mundo, não para os pobres e remediados e sim para os médio-altos e os ricos, até os muito ricos (fazendo as contas, se eles são 15 % e 5 % respectivamente somam dos 6,5 bilhões de seres humanos 1,3 bilhão – se 10 % destes se interessarem serão 32,5 milhões de famílias; e, para dar conta com zeros, se 32,5 famílias fossem colocadas juntas seria um milhão de santuários espalhados pelo mundo, depois largamente imitados, salvando e desenvolvendo muitas espécies.

Vitória, segunda-feira, 07 de maio de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário