terça-feira, 12 de junho de 2018


Em Volta da História

 

O modo de abordar dos tecnocientistas geo-historiadores é primário por falta de modelo.

MODELO

·       PRESENÇAS PESSOAIS:

1.       Individuais;

2.       Familiares;

3.      Grupais;

4.      Empresariais:

HISTÓRICAS
GH
GEOGRÁFICAS
Passadas
Presentes
Futuras
a)      Antes (os motivos da construção, os interesses públicos e velados)
b)     Durante (na fase de construção);
c)      Depois (a paz e a guerra e a diplomacia entre uma e outra)

·       PRESENÇAS AMBIENTAIS:

5. urbano-municipais (os municípios confrontantes);

6. estaduais;

7. nacionais;

8. mundiais.

A história se torna desinteressante no ensinaprendizado atual PORQUE não se parece mesmo com geo-história, não vibra, não é burburinho, não é ACONTECIMENTO, é só cimento que tenta colar a gente nos interesses na burguesia e das elites intelectuais que ensinam (muito mal, muito mau); se fosse TEATRO HISTÓRICO com tudo que estava lá na ocasião seria interessantíssimo, pois quando é filme é ultra-freqüentável.

Vitória, segunda-feira, 1º de janeiro de 2007.

 

HOM’EÇA QUE ESTAVA LÁ

De Port Said a Suez
Eça de Queirós

CRÔNICAS DE EÇA DE QUEIRÓS EM FORMA DE CARTA, PUBLICADAS NO "DIÁRIO DE NOTÍCIAS", DESCREVENDO AS FESTAS DE INAUGURAÇÃO DO CANAL DO SUEZ, QUE SE TINHAM REALIZADO EM 17 DE NOVEMBRO DE 1869.
O Diário de Notícias n.º 1507, de 3.ª feira, 18 de Janeiro de 1870, apresentava assim a primeira das quatro crônicas que Eça de Queirós publicaria no "Folhetim" do jornal nos dias subseqüentes: "Começamos a dar hoje uma interessante descrição das festas de Suez, feita pelo Sr. Eça de Queirós, um dos únicos quatro ou cinco portugueses que a elas assistiram". 

É O CANAL

O Canal de Suez

A idéia de ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo já vem dos tempos do antigo Egipto. A solução encontrada na época foi a ligação do Mar Vermelho ao rio Nilo. Após a invasão do Egipto pelos Persas no séc. VI a. C., o rei Dário, completou a obra inacabada.
Canal de Suez
Mais de 1,5 milhão de trabalhadores participaram das obras. Elas iniciaram em 1859 e terminaram dez anos mais tarde com um custo de 17 milhões de libras esterlinas
 

Canal de Suez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Antigüidade

O canal foi finalmente completado em cerca de 500 a.C. pelo rei Dario I, o conquistador persa do Egito. Dario comemorou seu feito com inúmeras estelas de granito que ele ergue às margens do Nilo, incluindo uma próximo a Kabret, a 130 km de Suez, onde se lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário