segunda-feira, 11 de setembro de 2017


Programat de Primeiro Grau

                           

Aqueles insensíveis professores que vieram da retaguarda e que ainda na minha época de jovem em 1972 estavam proibindo o uso de máquinas de calcular (para quem tinha, então) e que ainda hoje fazem isso, supondo preservar o raciocínio e a lógica, eram ainda descendentes dos luditas (Ludismo, movimento que surgiu na Grã-Bretanha no início da industrialização, formado por grupos organizados de artesãos ingleses. Durante 1811 e 1812 os artesãos se amotinaram e destruíram a maquinaria da nova indústria têxtil, por considerarem que estavam acabando com seu tradicional meio de vida. Na Espanha o movimento teve certa importância a partir de 1820, especialmente na Catalunha e Alcoy) que 200 anos atrás lutaram contra o futuro, conforme diz um artigo abaixo colhido na Internet.

                            Pelo contrário, devemos com urgência introduzir as máquinas, no caso os PROGRAMA-DE-MATEMÁTICA, os programat, e não somente nas universidades como também no primeiro grau.

MÁQUINAS GERAIS (característicos – não vai ser fácil construir, mas vai ser emocionante e empolgante)

1.                  Programáquinas formestruturais para o pré-primário;

2.                 PM para o 1º grau;

3.                 PM para o 2º grau;

4.                 PM para os universitários (específicas, mais avançadas);

5.                 PM para o mestrado;

6.                 PM para o doutorado;

7.                 PM para o pós-doutorado;

8.                  PM para a pesquisa & desenvolvimento teórico & prático de campo.

Máquinas gerais, sim, tanto as formais que já existem quanto estruturais como pedi que fossem feitas, isto é, programáquinas conceituais que trabalhem os conceitos ou lógica interna do Conhecimento (para Magia/Arte, para Teologia/Religião, para Filosofia/Ideologia, para Ciência/Técnica e para Matemática; por enquanto só existem estas, e mesmo assim incipientes, porque começaram em 1985). Até falei da SCTE (sala, cadeiras e telão de ensinaprendizado, de que apareceu um exemplo tosco na imprensa, mas sem a sala) e dos outros instrumentos de aceleração.

Em resumo, as crianças devem quase desde o útero ter contato e aprender desde cedo, até antes da alfabetização, a lidar com as máquinas, de modo que não venham a ser analfabetos informacionais como as gerações de até agoraqui. Ninguém as impede de usar liquidificadores quando atingem a idade apropriada, nem televisores, nem nada, é só nas tecnociências - que se dizem tão avançadas e no fundo são retrógradas, luditas – que elas são proibidas.

Vitória, segunda-feira, 04 de abril de 2005.

 

                            O LUDISMO NA INTERNET

Ludismo

Ludismo. Termo utilizado para classificar a atitude daqueles que estão contra a inovação tecnológica. Essa atitude de resistência à mudança possui diversas motivações. A principal razão invocada é, habitualmente, a ameaça de desumanização que, de acordo com essas pessoas, a inovação tecnológica implica.

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