sábado, 16 de setembro de 2017


Pântanos como Criadores de Civilização

 

                            Seria possível que os pântanos tivessem dado origem a todas as civilizações? Isto é, que: 1) todos os lugares onde a humanidade começou tinham sido nas origens pântanos?; 2) que onde quer que seja encontrada uma ruína arqueológica tenha havido outrora um pântano? É de se pensar que sim, porque os pântanos comportam enormes vantagens, tanto em termos de alimentação quanto outros, de gerar provocativos problemas (dificuldades levam a soluções, soluções levam ao futuro).

PROFUNDAS LAMAS FERTILIZANTES (não foi só o Egito dádiva do Nilo, foram todas as civilizações de seus alagados; e não dos rios e sim dos pântanos)

1.       a chance de obter alimentos é muito maior:

·       Do mar defronte (que serve para navegação aberta);

·       Do rio transitável;

·       Das aves do céu;

·       Da fertilização das margens, inundáveis nas cheias;

2.       Os problemas de drenagem são tremendos, o que leva a soluções muito criativas, incompatíveis com a estupidez (a civilização é instada a solucionar os problemas gerais de trânsito, e de contenção das margens);

3.      O excedente gerado, tanto alimentar quanto de comunicação por fácil circulação nos canais naturais e artificiais leva a exponencialização das trocas e das criações;

4.      Muitas outras que você pensará.

Pois surgiu no modelo que problemas geram soluções: quanto maior a carga de problemas maior o esvaziamento em termos de soluções, que levam a novas perguntas e a outras respostas, criando uma teia de indagações e de réplicas.

O pântano induz aglomeração humana acentuada, pois leva a excedentes de produção e excedentes de organização (em virtude dos problemas colocarem as soluções automaticamente – quem não soluciona morre).

TEIA REPRESENTANDO O CRESCIMENTO PSICOLÓGICO HUMANO (inclusive da Economia: agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos)


É o caso de pesquisar nas duas direções-sentido: a) se pântano leva sempre a civilização; b) se, tendo havido civilização (como descoberta pela arqueologia) podemos afirmar a presença anterior de pântano, mesmo se agora é seco e inóspito.

Vitória, quarta-feira, 13 de abril de 2005.

 

ALGUNS EXEMPLOS VERDADEIROS E PERGUNTAS

Egito, delta pantanoso do Nilo
Uruk, pântanos do Tigre e do Eufrates
Jericó, fundos pantanosas do Mar Morto
Mohenjo-Daro e Harappa, delta do Indo
China, deltas dos rios de lá
México (era dentro do pântano de um lago)
(em Bengladesh teria existido?)
(o Okavango, pântano interno da África, teria tido?)
(Na Ilha do Bananal, Goiás, Brasil, teria havido?)
(Na Ilha do Marajó teria evoluído?

Nenhum comentário:

Postar um comentário