segunda-feira, 11 de setembro de 2017


Os Novos Pensadores

 

UMA COLEÇÃO QUE VEM DESDE A DÉCADA DOS 1970 (comprei a primeira; tornou-se uma commodities, comodidade da Abril Cultural, e é relançada de tempos em tempo quase sem alteração nenhuma)

Os Pensadores, obra que tornou acessível ao grande público o pensamento dos principais filósofos de todos os tempos, está voltando às bancas. A coleção, que reúne um bom acervo de textos dos principais filósofos da História, por um preço accessível, é de grande ajuda para os alunos de Letras. Já saiu o primeiro número, relativos a Platão. Serão 20 livros, ao todo, cada um dedicado a um nome

UM LIVRO ISOLADO


MAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS A FILOSOFIA MUDOU MUITO

A renovação foi geral, tanto em quantidade quanto em qualidade – centenas de autores novos criando para pesquisadores, para estudantes de todos os tipos, para o povo: de toda espécie mesmo. Houve até uma especialização da filosofia pragmática americana, que se tornou prática, voltada para a prática e para a ajuda às pessoas.

A Filosofia não ficou parada.

Assim, as editoras no mínimo deveriam editar por faixas, digamos de 2005 a 1975, de 1975 a 1945, de 1945 a 1915 e assim por diante, coincidindo com as gerações.

MAIS QUE ISSO, ABORDAR TODOS OS NOVOS DO CONHECIMENTO GERAL E DA MATEMÁTICA

·       NOVOS CONHECIMENTOS ALTOS:

1.       Novos magos;

2.       Novos teólogos;

3.      Novos filósofos;

4.      Novos cientistas;

·       NOVOS CONHECIMENTOS BAIXOS:

1.       Novos artistas;

2.       Novos religiosos;

3.      Novos ideólogos;

4.      Novos técnicos;

·       NOVA MATEMÁTICA:

1.       Novos algebristas;

2.       Novos geômetras;

3.      Novos geo-algebristas.

De fato, compreendo cada vez mais que as editoras estão dormindo no ponto, elas por enquanto perderam a condição de liderança e devem recuperá-la à custa de uma lógica mais alta, a do modelo.

Vitória, sábado, 02 de abril de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário