sábado, 16 de setembro de 2017


Novela de Tróia, de Roma, de Constantinopla e dos Povos

 

                            Assim como foi posto neste Livro 115 para Novelas Gregas, também a geo-história e a mitologia de Tróia, de Roma, de Constantinopla e de outros povos pode ser contada.

                            Tomando que o ano tem (365 – 52 =) - menos os domingos, seguindo o padrão da Globo de passar também aos sábados, o que antes não acontecia - 313 dias, podemos contar 300 capítulos. Como já falei noutra ocasião, podemos passar um ano por dia ou, nestes casos citados no título, mostrar os personagens e os fatos mais interessantes e conhecidos do povo mundial.

                            Se fosse um capítulo por dia/ano Tróia daria para 10 anos de novela, Roma para uns quatro e Constantinopla para outro tanto, sem falar nos outros povos (a China, a Índia, a Pérsia, tantos são interessantes!). No caso da Igreja com seus dois mil anos e milhares de santos se estes fossem abordados (só de público católico há um bilhão a um bilhão e trezentos milhões de potenciais telespectadores no mundo) já daria para milhares de capítulos.

                            O caso é que, como já mostrei de sobra, os seres humanos hoje dispõem de tempo excessivo. Como dizia minha mãe, “cabeça desocupada oficina de satanás”. Há que oferecer uma quantidade de diversão sadia que não seja obscurecimento governamental da mente e sim saudável divertimento.

                            Enfim, pode-se planejar para 30 anos, com uma reavaliação depois da primeira geração. Tudo pode ficar a cargo da ONU e do G-8, o nascente governo mundial, com conselho dos povos, pois muitos quererão e deverão ser abordados, digamos os povos africanos, americanos, asiáticos.

                            Vitória, domingo, 17 de abril de 2005.

                                                       

NA ENCARTA OS LUGARES CITADOS

TRÓIA (três mil anos)
 
Tróia, nome da antiga Ílio, cidade celebrizada na epopéia grega Ilíada, situava-se no extremo noroeste da Ásia Menor, na atual Turquia. Ilo, filho de Tros (que deu origem ao nome Tróia), foi o lendário fundador da cidade.
ROMA (de 753 a.C. a 476, quase 1230 anos)
 
Roma, cidade e capital tanto da Itália como da região do Lácio e da província de Roma, é cortada pelo rio Tibre, na parte central do país, próxima do mar Tirreno. O Estado do Vaticano está situado no solo municipal romano, embora seja um Estado independente desde 1929. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
CONSTANTINOPLA (desde Bizâncio, lá por 700 antes de Cristo, até nossos dias 2700 anos; como romana desde Constantino de 324 a 1453 uns 1130 anos)
Istambul (antiga Constantinopla), cidade do noroeste da Turquia, capital da província de Istambul e maior cidade do país. A província e a cidade se localizam em ambos os lados do Bósforo. Situada em uma região agrícola, produz algodão, frutas, azeite de oliva, seda e tabaco.

                            SOBRE ROMA

Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

Quarta-feira, Março 31, 2004

Os últimos imperadores-I
A segunda metade do séc. V tal como os anteriores viu diversos imperadores no trono de Augusto, desde governantes conscienciosos a perfeitos incompetentes. Mas estes foram os seus últimos soberanos.
CONSTANTINOPLA NA INTERNET
História - Antiga e medieval
Constantinopla: esplendorosa metrópole Chamavam assim a cidade de Constantino: a Maçã de Prata. Desde 11 de maio de 330, ela fora a sede máxima do Império Romano do Oriente, depois simplesmente designado de Império Bizantino. O imperador, que se convertera ao cristianismo, sentindo a decadência do lado ocidental dos seus domínios, decidira escolher um outro sítio mais seguro para servir de sua capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário