quarta-feira, 13 de setembro de 2017


FC 10.000

 

                            Sinto falta demais, como qualquer um que aprendeu a gostar da FT (ficção técnica, que alguns chamam de FC, ficção científica – como eu disse, só os cientistas fazem ficção científica).

                            Como já há tanto material acumulado durante 150 anos ou mais, desde os primórdios como livros e depois como filmes, desse acúmulo poderiam passar continuamente num canal próprio de TV, como já pedi, 10 mil filmes, com comentários e com discussões, porque essa vai ser uma veia importante das diversões populares, além de estimular os que serão cientistas e técnicos depois.

                            Diferentemente de outros gêneros, a FC provoca tumulto. Ninguém terá visto fã-clube da literatura de Nabokov, embora ele seja muito bom; nem de poetas que sejam tão fanáticos quanto os dedicados à FC; nem discussões sobre o teatro, nem sobre qualquer tecnarte, só sobre a FC, o que deveria fazer pensar os governantes.

Os adeptos da FC são empolgados. Lêem livros, vêem revistas, vão a filmes, debatem. Os governantes deveriam ter despertado há mais tempo para a oportunidade. Considero uma grande perda não o terem feito e que não tenham criado grupos-tarefa para discutir a questão.

                            Em especial há essa necessidade de criar um CANAL EXCLUSIVO DE FICÇÃO CIENTÍFICA que passe filmes 24 horas por dia todos os dias do ano, fora o tempo reservado a entrevistas, debates, informações sobre filmes.

                            Vitória, sábado, 09 de abril de 2005.

                           

HÁ DISCUSSÕES (se são sérias ou não é outra questão; que gênero de literatura provoca isso?)

FICÇÃO CIENTÍFICA
A grande diferença é que ela tenta convencer seu público de que as idéias que apresenta podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma explicação científica ou pelo menos racional. É diferente da Ficção Fantástica onde a preocupação de afirmar a viabilidade real de seus acontecimentos não ocorre, ou ocorre de forma não racional.

                            HÁ GRANDE VARIAÇÃO NO MUNDO

Ficção Científica
Ficção científica cyberpunk.
O imaginário da cibercultura.
André Lemos
O que é Cyberpunk?
O termo cyberpunk aparece para designar um movimento literário no gênero da ficção científica, nos Estados Unidos, unindo altas tecnologias e caos urbano, sendo considerado como uma narrativa tipicamente pós-moderna.

                            EM PORTUGAL A OFERTA É MAIOR                          

Bem vindos a página da ficção cientifica & fantasia, podem encontrar referencias as coleções de ficção cientifica portuguesas, críticas a livros e apontadores para outros sítios de interesse.

                            HÁ CLUBES

Cronograma
24/03/04 - Início do processo de indicações
14/05/04 - Fim do processo de recebimento de indicações (para indicações por carta, vale a data da postagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário