Economia Masculina,
Sociologia Feminina
Vimos na Rede Cognata que intuição
(que todos julgam feminina) = PROJEÇÃO = PRODUÇÃO = FABRICAÇÃO é masculina, de
quem ia para a caça e aprendeu a projetar e a ousar, sem temer e sem andar em
círculos. Por muito tempo pensei que a economia estava afeita às mulheres, mas
sendo a economia produção vejo agora que é nitidamente masculina, enquanto a
organização da Caverna geral, essa sim, é feminina. Os homens produzimos e
sozinhos gastaríamos sem acumular; as mulheres só acumulariam, sem ir para
diante. As pessoas confundem produção com acúmulo – produção é fabricação,
enquanto acúmulo é organização, capacidade de juntar e de dar destinação.
Assim, a
produçãorganização ou economia-sociologia é de fato tarefa do homulher, mas o
arrojo da produção cabe aos homens (não quer dizer que as mulheres não devam
participar, pelo contrário – mas não dirigir), enquanto a destinação ou a
capacidade de distribuir é das mulheres (vice-versa: os homens podem cuidar de
estoques, mas vão ser menos eficientes; e, a menos de sistemas auxiliares de
memória, vão perder-se e às coisas sob seus cuidados).
Se as mulheres
criaram a Caverna geral esta as criou também; ela as contra-modelou, dispôs
para elas uma memória MUITO MAIS vasta e categórica no sentido de poderosa,
pois a Caverna não significava apenas o lugar físico, mas tudo em volta, e
cuidar de 80 a 90 % do pessoal, pensar onde estavam as coisas, onde depois de
colhidos deviam ser colocados os produtos, o que era de quem, e tudo isso superdilatou
suas memórias e lhes deu essa capacidade ímpar que está até hoje mal-estudada e
pior compreendida.
É certo, portanto,
que os homens devem continuar a lidar com a produção ou economia, mas a tarefa
DO QUE FAZER COM OS PRODUTOS deve passar às mulheres (como, aliás, vem sendo há
milênios). Sem as mulheres nós apenas produziríamos e não saberíamos no quê
aplicar, se é que produziríamos mesmo, porque desde o início não cabe muito no
bornal do caçador – os homens com pouco ou quase nada se satisfazem, em termos
de produtos. Para ambicionar é que as mulheres estão aí, como todos sabemos.
Vitória, segunda-feira,
18 de abril de 2005.
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