domingo, 17 de setembro de 2017


De Negro-Giz à SCTE...

 

                            Veja neste Livro 116 o artigo A SCTE... Como Fator de União para a listagem abaixo:                        

AC – Árvore do Conhecimento.
AT – Atlas de Toque.
BM – Biblioseu, Biblioteca-Museu.
CP – ciberprancheta.
GA – Globatlas, Globo-Atlas.
LV – Laboratório Virtual.
SCTE – Sala, cadeiras e telão de ensinaprendizado.

UM QUADRO AINDA NEGRO NA EDUCAÇÃO (já faz um tempo que são verdes; já fizeram de tudo, desde os de correr lateralmente à esquerda ou à direita aos de correr para cima; já fizeram de vidro com pincel atômico, de plástico, de massa com pincel, mas o que persiste mesmo é o quadro verde com gizes, agora de várias cores)


Esse é o passado que veio até o presente, no qual estou propondo aquele conjunto de instrumentos novos, vá ler.


O retângulo do passado que tanto tempo nos serviu a todos até agoraqui
 
Texto Explicativo: Seta Quádrupla: O futuro do conjunto multifuncional que revolucionará o ensinaprendizado                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       ζ                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

 

Aquele símbolo significa a passagem e venho trabalhando-o faz algum tempo nestes textos dos livros.

                            É só nesse símbolo que precisamos pensar: que forças-poderes multilaterais produtivorganizativos precisamos juntar para habilitar a passagem? Evidentemente não é nada de trivial: pela simples ausência sabemos que não é, pois se fosse já teria se apresentado. Ou então não fomos capazes de ver o trivial.

                            Substituir uma coisa simples, mas muito poderosa feito o par negro-giz não é nada fácil, porque a passagem definitiva exige um nível muito alto de investimentos que nos levará ao estágio seguinte da civilização, constituindo todo um esforço compreensivo formestrutural, isto é, formal-conceitual, o que depende da tal “vontade política”, qual seja de os controladores acreditarem que vale a pena o trabalho DOS OUTROS e seu empenho de validá-lo, quer dizer, de fazê-lo funcionar, operar.

                            Pois o par, de tão simples que é, é extremamente funcional. Vem funcionando há décadas, desde não sei quando, talvez mais de um século.

                            Vitória, quarta-feira, 27 de abril de 2005.

                           

                            INTERNET DO QUATRO NEGRO                    

Editorial

Educação e tecnologias de informação e comunicação - Elizabeth Rondelli
Se alguém do século XIX fizesse uma viagem até o século seguinte, encontraria muitas coisas alteradas, como por exemplo, a iluminação das cidades, o modo de se construir edifícios, o tratamento das doenças, os meios de transporte, a forma de gerar energia. Mas uma coisa encontraria com pouquíssimas mudanças – as salas de aula presenciais.
Elizabeth Rondelli - UFRJ
beth@icoletiva.com.br
10/7/2003
Uma nova educação para uma nova era
Carlos Seabra
O ciclo infinito de ideias e ação, Infinita experiência, infinita invenção, Traz o saber do movimento, mas não da paz...
Onde está a vida que perdemos vivendo? Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento? Onde está o conhecimento que perdemos na informação? T. S. Eliot, "The Rock"
Estima-se que o volume de informações produzido pela humanidade dobra a cada 20 anos. Somente na área da física nuclear são publicadas cerca de 57 mil páginas por ano. Mesmo imaginando a impossível atividade de ler 10 horas por dia, a uma média de 15 páginas por hora, sem finais de semana livres, que utilidade essa carga de informação teria? Em vez de um cientista, teríamos um idiot savant.

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