domingo, 10 de setembro de 2017


As Invenções das Cavernas

 

Como já disse (foi porisso que comecei o MCES Modelo das Cavernas para a Expansão dos Sapiens), os geólogos, os paleontólogos, os antropólogos, os arqueólogos e os geo-historiadores dão grandes saltos mortais e vão seguindo em frente: na falta de outras informações contestando, as pessoas acreditam. Quando a coletividade do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnicas e Matemática) geral tiver mapeado corretamente é que veremos os grandes buracos racionais.

Há toda uma progressão lógica-dialética a estudar e esclarecer sobre os instrumentos disponíveis (você sabe, eles potencializam os seres).

MINHA PROPOSTA

TRÂNSITO.
ESCLARECIMENTO.
Primatas migram das florestas centro-africanas para o Vale da Grande Greta.
100 milhões de anos.
Aparecem os hominídeos.
10 milhões de anos.
Neandertais.
300 mil anos.
Cro-magnons.
100 mil anos.
1.       Cavernas.
 
2.       Pós-cavernas.
3.      Pré-cidades.
4.      Cidades.

Para tudo isso há programas e máquinas, instrumentos, aparelhos, objetos, construções, diagramas, fazeres e teres, ensinamentos, guerras (que necessitam disso tudo e de melhoramentos para domínio), incursões de caça e pesca, confecção de roupas, bebidas, bornais e segue uma infinidade.

Assim como a Idade Média esteve longe demais de ser idiota, pelo contrário, os tempos antigos foram tempos emocionantes em termos de invenções, o que está pessimamente delineado – não há encadeamento, é deplorável, por exemplo, de que modo Jericó, chamada primeira cidade, se sustentava no aparecimento há 12 mil anos?

O que estava disponível?

Como funcionavam os açougues quando apareceram? Como costuravam as mulheres? Como os homens preparavam as armas? Como começaram a fabricar as canoas e quando? Como adestraram os primeiros animais? Há milhares de pergunta fazer e a responder. Os pesquisadores, até agoraqui, não compõem cenários em funcionamento, salvo aquelas aldeias reproduzidas na Inglaterra e as máquinas de guerra reproduzidas louvavelmente pelo History Channel.

É preciso preencher confiavelmente as caixinhas.

Vitória, domingo, 10 de setembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário