As Lojas das
Burguesinhas e das Burguesonas
Ninguém estudou o
fenômeno, mas seria muito curioso conhecer. As burguesinhas recém-casadas e as
burguesonas matronas, já velhas, colocam lojas em bairros chiques em todas as
cidades do Brasil onde possa haver burguesia destacada.
Como são 5 % de
ricos e 15 % de médios-altos, no conjunto 20 % de uma população estimada de 180
milhões, o produto dá 36 milhões de burgueses; com a família típica de quatro
pessoas são nove milhões de mulheres desocupadas, porque poucas delas trabalham
(embora haja muitas profissionais liberais entre as famílias médio-altas).
Seria interessantíssimo investigar como as burguesas ocupam o tempo – todo um
tratado sociológico-psicológico.
A PSICOLOGIA DAS BURGUESAS
·
Figuras
das burguesas;
·
Objetivos
das burguesas;
·
Produções das burguesas:
1. Da agropecuária/extrativismo;
2. Das indústrias;
3. Do comércio;
4. Dos serviços;
5. Dos bancos;
·
Organizações
das burguesas;
·
Espaçotempo
das burguesas.
Que fazem as burguesas?
Colocam lojas, comprando umas das outras
ou vendendo para as outras classes que aspiram ser como elas; os maridos
sustentam as atividades no início, bancando fortemente o começo, pois custa
muito; e depois ou perdem ou empatam ou ganham muito pouco e quase nenhuma há
que chegue a ter uma segunda ou terceira loja ou aumente a área da que tinha. A
tendência maior é terem prejuízos.
Mas pelo menos saem de casa e param de
vigiar filhos e filhas, e o marido, que assim pode piratear o resto da nação à
vontade, sem constrangimentos da vigilância e das exigências constantes.
Há um inchaço artificial do número de
empresas brasileiras, sendo essas das burguesas perfeitamente inúteis e
dispensáveis. Como os sociólogos e os economistas não depararam com o fenômeno?
Claro que sim, estão entre as elites que financiam tais atividades e não querem
desnudá-las.
Vitória, sábado, 09 de abril de 2005.
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