sexta-feira, 15 de setembro de 2017


A Leitura do Universo

 

TIRADO DE ‘UNIVERSOS EXPRESSÁVEIS’ (essa é a totalidade que precisamos ver na nova EPI Escola Psicológica-Informacional – ou outra configuração mais competente)

MACROPIRÂMIDE
N.5, natureza cinco
22
Pluriverso
p.6
DEUS
21
Universos
Máximos controladores.
20
Superaglomerados
Dialógica
H7
19
Aglomerados
H6
N.4, natureza quatro
18
Galáxias
p.5
H5
17
Constelações
H4
16
Sistemas estelares
Cosmologia
H3
15
Planetas
H2
MESOPIRÂMIDE
N.3, natureza três
15
Mundos: TERRA AGORAQUI.
p.4
 
 
 
 
 
Humanidade = H1.
14
Nações
13
Estados
Informática
12
Cidades-municípios
N.2, natureza dois
11
Empresas
p.3
10
Grupos
09
Famílias
Psicologia
08
Indivíduos
MICROPIRÂMIDE
N.1, natureza um
08
Corpomentes
p.2
07
Órgãos
-1
06
Células
Biologia
-2
05
ADRN-replicadores
-3
N.0, natureza zero
04
Moléculas
Química
-4
03
Átomos
-5
02
Subcampartículas (10-18 m)
Física (17 degraus).
-6
01
Cê-bóla © (10-35 m)
CAMPARTÍCULA FUNDAMENTAL.

Os professores tentam mostrar o mundo como simplesinho ou boboca quando o apresentam às crianças, quando a minha convicção é que ele deve ser mostrado inteiro, deixando-se que elas peguem o que puderem, pelo menos mais adiante terão a referência completa quando forem capazes de tratar com ela.

A apresentação incompleta tem, depois, dois de-sabores/dissabores:

1.       Os novos adultos têm a sensação de terem sido traídos;

2.       Não favorece os mais expertos que, ao seu talante (empenho, diligência) / talento poderiam extrair muito mais, mais cedo, conforme suas competências.

Em resumo, joguem tudo, explicando que é para as fases de crescimento, ninguém precisa se sentir diminuído por não compreender tudo, pois ninguém consegue isso, o universo é muito grande.

Vitória, sexta-feira, 15 de setembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário