terça-feira, 19 de setembro de 2017


A Única Lei do Governante

 

                            Como estudei no artigo Uma Lei como Cubo Quase Perfeito no Livro 105 (abaixo você verá qual era a imperfeição) os efeitos do anteprojeto de lei para o Fisco estadual do Espírito Santo seriam tremendos.

                            TREMENDÃO (quem fez?)

1.       Para os governos (executivo, legislativo, judiciário do ES);

2.       Para o Fisco;

3.      Para as empresas e a coletividade.

Um novo cenário (AMBIENTE: cidades/municípios, estados, nações e mundo) é sempre proposto pelas PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) em suas ações – SEMPRE, por menor que seja a ação (quanto afeta diz da dimensão da pessoa).

O governante aceita quase tudo, exceto uma coisa, que queiram governar por ele, pois essa é a sua (verdadeira) razão de ser: ser centro, administrador (diz a Rede Cognata). O resto todo ele aceita prazerosa ou compassivamente ou com maior ou menor grau de aborrecimento, mas intromissões no centro, não, de jeito algum.

Pois bem, quando as negociações empacaram finalmente levei minha avaliação ao Sindifiscal, Sindicato do Grupo TAF no Espírito Santo, o de nossa categoria: eles fizeram o anteprojeto, mas não avaliaram as dimensões dele e sua interferência FORTE no plano da governabilidade. Em resumo, o anteprojeto, se passado como lei, iria governar no lugar do governante, iria desenhar uma nova realidade tributário-fiscal e com isso substituir os governantes em seu planejamento de longo prazo. Sendo assim, os autores entraram na única área que não podiam entrar, a dos juizes; saíram do campo e pretenderam instituir uma nova regra para o jogo. O resultado foi um só: o secretário da Fazenda (SEFAZ, Secretaria da Fazenda/ES) está desde o começo de fevereiro sem receber a categoria, que não sabe o que fazer. Eles não avaliaram o que fizeram ou esperavam que o secretário atual, José Teófilo Oliveira (doutor em estatística bayesiana pela universidade de Harvard), não percebesse.

Bem que eu queria desde 1991 instituir um grupo de colegas como tanque de pensamento no sindicato, porém não fui ouvido. Eles pensam que é só imaginar alguma solução e sair implantando-a. Embora o sindicato seja pequeno vale a pena olhar para saber o que NÃO SE DEVE FAZER mesmo em grandes instituições.

Vitória, domingo, 01 de maio de 2005.

 

AI, AI

CE-227
Inferência Bayesiana

Disciplina de graduação oferecida pelo
Departamento de Estatística
Universidade Federal do Paraná

PASSA POR ISSO TUDO:

CURSO DE ESTATÍSTICA

EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS

SEMESTRAIS
Estatística. Fases de um trabalho estatístico. Representação tabular. Representação gráfica. Distribuição de frequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário