terça-feira, 12 de setembro de 2017


A Igreja e a Parte Daninha dos Acumuladores Isolados

 

O QUE JESUS DISSE (a morte na cruz e a absorção – “a ti entrego meu espírito” -, com ressurreição, o fizeram Cristo-Deus, dele tudo vale)

Resultado de imagem para a parábola do talento
As três igrejas, três movimentos da Fé.
[Interpetação de alguém].
Explicando as parábolas de Jesus: Parábola dos talentos
Presbítero André Sanchez
Antes de você começar, responda a uma pergunta rápida: Você gostaria de experimentar estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez (de Gênesis a Apocalipse), aí no conforto do seu lar, em videoaulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular?
ONDE ESTÁ NA BÍBLIA?
A parábola dos talentos está registrada em Mateus 25. 14-30
RESUMO DA PARÁBOLA
Jesus ilustra a história de um homem, provavelmente rico, que se ausentando de seu país, chama alguns de seus servos e lhes dá talentos para que administrem enquanto estiver fora. Cada um desses homens recebeu uma quantidade. Aquele senhor, depois de muito tempo, volta e resolve acertar contas com os três homens que estavam incumbidos de administrar suas riquezas. Dois deles administraram muito bem, porém, aquele que recebeu menos foi duramente criticado e punido, pois não fez aquele talento que recebeu render durante todo aquele tempo.
EXPLICAÇÃO
Em um primeiro momento, a primeira coisa a esclarecer sobre essa parábola é que o “talento” que é mencionado aqui nada tem a ver com “talento” no sentido de dons e capacidades. O talento era uma espécie de peça de ouro ou de prata que era muito valiosa. Estima-se, fazendo uma comparação com os dias de hoje, que se um diarista ganhasse dez reais por dia de trabalho, um talento de prata valeria algo em torno de 60.000 reais.
Apesar desse talento mencionado no texto ser dinheiro, creio que podemos, na interpretação do ensino dessa história, entendermos que Jesus Cristo é esse senhor da parábola e que Ele nos dá muitas coisas valiosas (dons, capacidades, possibilidades, oportunidades, etc., etc.) para usarmos e multiplicarmos em nossa vida e, principalmente, para o Seu reino.

A pessoa pode explicar como quiser, entendi assim:

1.       Deus está nas potências do não-finito, oculto e intocável;

2.       Pode vir à Terra, identifiquei presença de dois em dois mil anos, desde seis mil antes de agora, 4,0 mil a.C.; esteve aqui em Cristo, depois da ressurreição;

3.      Poderia resolver tudo imediatamente com seus desejos instantâneos, mas não haveria sentido no jogo, no qual dá liberdade às pessoas de fazerem o que quiserem e enfrenta os bilhões maus somente onde não tocar tal liberdade;

4.      Talentos, acima, ao contrário do que diz o pastor significa TAMBÉM os dons e a argúcia (no dicionário eletrônico Aurélio Século XXI);

[Do gr. tálanton, 'soma de sessenta minas', pelo lat. talentu.]
S. m.
1.           Peso e moeda da Antiguidade grega e romana: "Tinha-o presenteado [a Anacreonte] o soberano com uma bolsa de cinco talentos."  (Antônio Feliciano de Castilho, A Lírica de Anacreonte, p. 13.)
2.           Fig.  Aptidão natural, ou habilidade adquirida.
3.           Inteligência excepcional; engenho.
4.          P. ext.  Pessoa talentosa: Guimarães Rosa é um dos talentos de nossa literatura.
5.                  Bras.  Prov. port.  Pop.  Força física; pulso, vigor, alento: "Sabem os possíveis e complacentes leitores que cousa seja talento, em todo o sertão deste nosso Brasil? Força física, nada mais."  (Visconde de Taunay, Ao Entardecer, p. 60.)

Wikipédia.

Mateus

«Pois é assim como um homem que, partindo para outro país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada qual segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos, foi imediatamente negociar com eles e ganhou outros cinco; do mesmo modo o que recebera dois, ganhou outros dois. Mas o que tinha recebido um só, foi-se e fez uma cova no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; aqui estão outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito; entra no gozo do teu senhor. Chegou também o que recebera dois talentos, e disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; aqui estão outros dois que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito, entra no gozo do teu senhor. Chegou por fim o que havia recebido um só talento, dizendo: Senhor, eu soube que és um homem severo, ceifas onde não semeaste e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder o teu talento na terra; aqui tens o que é teu. Porém o seu senhor respondeu: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e que recolho onde não joeirei? Devias, então, ter entregado o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, teria recebido o que é meu com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos; porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem, ser-lhe-á tirado. Ao servo inútil, porém, lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá o choro e o ranger de dentes. » (Mateus 25:14-30)


6.      Pois poderia haver uma guerra no mundo material, a Terra, sendo necessário que a Igreja de Cristo operasse para salvar as pessoas – neste caso, onde estarão os talentos das gentes?

Dentre os cristãos há todo um grupo cujos ministros casaram-se e partilharam seus talentos não com a Igreja de Deus, porém com suas esposas e filhos, amigos e dependentes, tomaram posse e esconderam, enterraram suas capacidades em vez de multiplica-las: quando Deus vier e pedir contas de suas obras, que farão?

Vitória, terça-feira, 12 de setembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário