terça-feira, 12 de setembro de 2017


A Educação das Pessoambientes

 

EDUCAÇÃO DAS PESSOAS (por enquanto só os indivíduos são educados, pois quase todos pensam que tal educação serve para todos os conjuntos; isso não é verdade – tanto é assim que o mundo vai muito mal)

·       Educação dos indivíduos (o processo de ensinaprendizado está voltado para isso);

·       Educação das famílias;

·       Educação dos grupos;

·       Educação das empresas:

1.       Educação gigante;

2.       Educação grande;

3.      Educação média;

4.      Educação pequena;

5.      Educação micro (para microempresas; aqui o que vale é a micro-educação - muito sensível, como dizia Lao Tse - pois lidar com os pequeninos é como fritar um peixe pequeno, não se pode ficar bolindo demais);

EDUCAÇÃO DOS AMBIENTES

·       Educação dos municípios/cidades (serão uns 200 ou 300 mil alunos):

1.       Educação quanto à forma (preservação e desenvolvimento);

2.       Educação quanto ao conteúdo;

·       Educação dos estados-províncias (estimei em quatro mil);

·       Educação das nações (em torno de 200);

·       Educação do mundo (em nível próprio, um só – então, como unidade):

1.       Primeiro mundo;

2.       Segundo mundo;

3.      Terceiro mundo;

4.      Quarto mundo;

5.      Quinto mundo.

Se os indivíduos são diferentes, os outros entes também são: o município de Vitória não é igual nem comporta os mesmos interesses que o município de Apiacá, também Espírito Santo.

O MUNICÍPIO DE VITÓRIA É QUASE TODO URBANO (aqui o que cabe é a civilidade urbana)


O DE APIACÁ É QUASE TODO RURAL (está aí em algum lugar no sul do Espírito Santo) - é caminho para outros lugares; é uma cidadezinha acolhedora, mas é pequena, e o tratamento deve ser distinto


Não é a mesma coisa que a Casa dos Prefeitos, nem ensino a vereadores, é toda uma PEDAGOGIA DOS MUNICÍPIOS/CIDADES, que deve ser diferenciada; e tanta urgência há quanto ainda não havíamos visto a necessidade mesmo depois de 11 mil anos da mais antiga cidade descoberta, Jericó.

Do mesmo modo a CLASSE DAS NAÇÕES com apenas 200 alunos é pequena, cabe num auditório e não é a mesma coisa que a ONU: ali estariam aprendendo a ser país e a ser nação, enquanto na ONU vão dialogar, vão fazer política. Essa aparente diminuição à condição de criança chama atenção que o processo de ensinaprendizado mal iniciou; e coloca também que diante do potencial do saber somos, todos, crianças e devemos nos curvar à autoridade desse Conhecimento geral.

Há tanto a fazer que é mesmo emocionante!

Vitória, sexta-feira, 08 de abril de 2005.

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