A Educação das
Pessoambientes
EDUCAÇÃO
DAS PESSOAS (por
enquanto só os indivíduos são educados, pois quase todos pensam que tal
educação serve para todos os conjuntos; isso não é verdade – tanto é assim que
o mundo vai muito mal)
·
Educação
dos indivíduos (o processo de ensinaprendizado está voltado para isso);
·
Educação
das famílias;
·
Educação
dos grupos;
·
Educação das empresas:
1. Educação gigante;
2. Educação grande;
3. Educação média;
4. Educação pequena;
5. Educação micro (para microempresas;
aqui o que vale é a micro-educação - muito sensível, como dizia Lao Tse - pois
lidar com os pequeninos é como fritar um peixe pequeno, não se pode ficar
bolindo demais);
EDUCAÇÃO
DOS AMBIENTES
·
Educação
dos municípios/cidades (serão uns 200 ou 300 mil alunos):
1. Educação quanto à forma (preservação e
desenvolvimento);
2. Educação quanto ao conteúdo;
·
Educação
dos estados-províncias (estimei em quatro mil);
·
Educação
das nações (em torno de 200);
·
Educação do mundo (em nível próprio, um só – então,
como unidade):
1. Primeiro mundo;
2. Segundo mundo;
3. Terceiro mundo;
4. Quarto mundo;
5. Quinto mundo.
Se os indivíduos são diferentes, os
outros entes também são: o município de Vitória não é igual nem comporta os
mesmos interesses que o município de Apiacá, também Espírito Santo.
O
MUNICÍPIO DE VITÓRIA É QUASE TODO URBANO (aqui o que cabe é a civilidade urbana)
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O
DE APIACÁ É QUASE TODO RURAL
(está aí em algum lugar no sul do Espírito Santo) - é caminho para outros lugares;
é uma cidadezinha acolhedora, mas é pequena, e o tratamento deve ser distinto
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Não é a mesma coisa que a Casa dos
Prefeitos, nem ensino a vereadores, é toda uma PEDAGOGIA DOS
MUNICÍPIOS/CIDADES, que deve ser diferenciada; e tanta urgência há quanto ainda
não havíamos visto a necessidade mesmo depois de 11 mil anos da mais antiga
cidade descoberta, Jericó.
Do mesmo modo a CLASSE DAS NAÇÕES com
apenas 200 alunos é pequena, cabe num auditório e não é a mesma coisa que a
ONU: ali estariam aprendendo a ser país e a ser nação, enquanto na ONU vão
dialogar, vão fazer política. Essa aparente diminuição à condição de criança
chama atenção que o processo de ensinaprendizado mal iniciou; e coloca também
que diante do potencial do saber somos, todos, crianças e devemos nos curvar à
autoridade desse Conhecimento geral.
Há tanto a fazer que é mesmo
emocionante!
Vitória, sexta-feira, 08 de abril de
2005.



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