quinta-feira, 14 de setembro de 2017


A Caverna Inventa a Mansidão

 

                            Ficando 80 a 90 % (ao contrário do que é mostrado nos documentários nos quais todos os homens e mulheres vão à caça) dentro ou em volta das cavernas, contando junto as mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras, enquanto somente 20 a 10 % de homens (machos e pseudofêmeas) iam às caçadas, evidentemente essa gente toda teve de amansar em relação à ferocidade masculina, porque de outro modo teria sido um desastre total, entrechocando-se todos e cada um.

                            Porisso a Natureza teria mesmo de - também nisso - separar as duas humanidades, a do homem e a da mulher, o primeiro destinado à barbaridade e à brutalidade, à selvageria e à truculência, a segunda à brandura, à tranqüilidade, à ternura, ao enternecimento, especialmente quando mães. Mas, não se esqueça que a soma é zero no modelo, de modo que os pólos dos pares polares opostos/complementares levam consigo o outro lado da moeda. Assim, as mulheres (na Rede Cognata = MENTIROSAS; não confunda com filho = FALSIDADE) mentem. Isso é fundamental num espaço exíguo, onde devem circular tantos em tão poucos metros quadrados, tanto dentro quanto fora da caverna, porém com muito menor área do lado de dentro.

A MANSIDÃO NO HOUAISS DIGITAL E NO AURÉLIO SÉCULO XXI

Substantivo feminino 1 qualidade ou condição do que é manso 2, brandura de gênio ou de índole; brandura na maneira de expressar-se; doçura, meiguice, suavidade Ex.: a m. de sua fala envolvia até os mais impacientes 3, ausência de agitação, de pressa, de inquietação, de ferocidade; serenidade, tranqüilidade, brandura Ex.: <a m. do mar neste fim de tarde> <a m. bovina>
[De manso + -idão. ] S. f. 1. Qualidade ou estado de manso. 2. Índole ou procedimento pacífico de quem é manso; brandura. 3. Serenidade, tranqüilidade, calma. [Sin. ger.: mansuetude. ]

Dessa forma as mulheres são diplomatas por natureza: a) falam manso; b) mentem (isso não é sempre ruim, pois os países precisam de atrizes); c) sabem falar (já que tinham que conversar com tantos, inclusive os homens quando voltavam); d) sabem administrar multidões; e) outras qualidades. Isso pode ser testado, pois os meninos ficavam com as mães até os 13 anos e aí devem realizar um salto, um pulo, para condição contrária de vida: até os 13 devem ser mansos e depois disso violentos.

Vitória, terça-feira, 19 de abril de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário