terça-feira, 18 de julho de 2017


Universidade Metropolitana

 

                            A Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e, parece, agora Fundão e Guarapari) passou a fazer parte, embora tenha somente 1,3 milhão de habitantes, menos que muitas cidades grandes.

                            Com tanta gente em tão poucas cidades, cabe dar a estas uma atenção especial. No Brasil as dez RM citadas abaixo tinham naquela data 43 milhões de habitantes, tanto quanto 25 % de toda a população em 118 municípios, dos 5,5 mil que existem por aqui, ou seja, pouco mais de 2 % dos municípios nada menos que ¼ ou 25 % da gente toda, relação de 12,5/1,0 (sem falar que em área a desproporção é maior ainda) com as demais.

                            Caberia, portanto, colocar uma universidade abordando todo o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) das RM. Elas não vão ficar menores, somente maiores, infinitamente mais complexas. Isso urge. Pode ser um consórcio mundial nos moldes da eleição para o congresso das mulheres.

                            Vitória, domingo, 22 de agosto de 2004.

                           

METRÓPOLES NA Internet

As regiões metropolitanas brasileiras foram criadas por lei aprovada no Congresso nacional em 1973, que as definiu como "um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comum", que deveriam ser reconhecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um órgão ligado ao governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário