terça-feira, 18 de julho de 2017


Um Mundo de Problemas

 

                            Como já vimos, só quem resolve problemas alcança o futuro. Digamos, se você não sabe resolver os problemas da Bandeira da Proteção (dificuldades associadas ao lar, ao armazenamento, à segurança, à saúde e ao transporte) não chegará ao futuro, nem ao melhor futuro; mesmo se, como Jorginho Guinle, não é diretamente você, estará herdando de AMBIENTE (município/cidade, estado, nação ou mundo) ou de PESSOA (indivíduo, família, grupos e empresa; no caso particular dele, da família, e de todas as pessoas que continuaram a trabalhar para a herança deixada).

                            Pessoas e ambientes embatem, guerreiam, tanto quanto ficam em paz, pois a soma polar dos pares polares opostos/complementares é zero, 50/50. O problema das relações paz/guerra e aptidão/inaptidão está se tornando mais e mais agudo, a ponto de ameaçar fazer submergir as capacidades de resposta do indivíduo, com o quê a Natureza está passando a um novo patamar do desenho, o da Natureza Três, informacional/p.4, em vez de permanecer nesse que está se tornando mais e mais atrasado, o da Natureza Dois, psicológica/p.3. Enquanto você está andando (como vimos preambularmente no texto deste Livro 92, Mensurando Indivíduo e Mundo), já que em média produz 6,25 mil dólares/ano, o mundo vai produzindo 40 trilhões de dólares; por mais especial e grande que uma pessoa seja, como Einstein, ainda é pequena. Se você e os seus 6,25 mil dólares/ano médios desaparecessem o mundo nem daria pela falta – de falto, é o que acontece quando morre o homem comum, pois quase ninguém fora do círculo íntimo repara nisso. E assim é com cada pessoa e ambiente. O ES, por exemplo, é 1/1.600 do mundo, porisso se o ES sumisse ainda sobrariam 1.599 no primeiro ano, (1.599 + 1.599 =) 3.198 no segundo, etc. É DIFÍCIL SER GRANDE NO MUNDO DE HOJE. Nada mais tem significado, já que o mundo ficou tão grande. E as cargas de problemas não cessam de aumentar. No entanto, veja a importância de Cristo, já que mesmo com toda riqueza e após dois mil anos ele ainda rivaliza com o mundo (essa é a grande dimensão dos iluminados – o tempo passa e a sua luz não cessa de iluminar).

                            Porisso que uma pessoa ou ambiente só se destaca num mundo assim grande quando resolve um GRANDE PROBLEMA. Ora, isso não é fácil (se fosse todos despontariam). Enquanto você passeia, sai de casa, carradas de problemas estão sendo inventadas o tempo todo. Isso não é maravilhoso?

                            Vitória, segunda-feira, 23 de agosto de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário