Temas das Palestras dos Matemáticos
Visando aproximar os
estudantes (mais jovens e mais velhos) de toda a criação da Matemática, eis
algumas sugestões de temas.
PALES/TANTO
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ALGORITMOS E MÁQUINAS: programas, tabelas e máquinas como
auxiliares na repetição de cálculos;
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APLICAÇÕES NAS ERAS: até 476, daí até 1453, a 1789, a 1991
(queda da URSS) e adiante;
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AULA DE MATEMÁTICA EM CHINÊS (escrito e falado): por meio da qual
se verá que mesmo sem falar a língua consegue-se entender tudo;
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BIBLIOGRAFIA DA MATEMÁTICA: todo livrinho pequeno e grande que já
se fez alguma vez;
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BIBLIOTECAS DE MATEMÁTICA: quais os endereços dos livros que
nos faltam e dos livros raros que ensejariam novas abordagens?;
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CADERNOS DE MATEMÁTICA DA UFES: onde autonomia é pleiteada, porque
se desejamos que o Espírito Santo seja primeiro-estado e o Brasil
primeiro-mundo, devemos ter primeira-matemática.
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CARTILHA DE MATEMÁTICA: o bê-á-bá da pirâmide do fazer, onde
cada degrau leva a mais encucações, chegando-se no mais alto a ver como o
infinito é distante;
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CENTROS DE EXCELÊNCIA: em que os estudantes mirariam para
encontrar o paraíso das tensões de ensinaprendizado, em termos de exigência?;
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CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO: onde aqueles que desejam ir iriam
atingir o cerne da resistência lógica à imprecisão?;
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DEZ MAIORES: pode-se pegar qualquer número, mas
dez implicará esforço coletivo e debates no sentido de selecionar quantidade e
qualidade das obras dos maiores, contemplando os dois grupos;
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DICIONÁRIOENCICLOPÉDICO DE MATEMÁTICA: as palavras e as figuras (os
matemáticos) da Matemática (geômetras, algebristas e geo-algebristas), ou seja,
as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES
(cidades/municípios, estados, nações e regiões do mundo) onde mais se faz
Matemática;
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EXPRESSÃO NA PONTESCADA: na pontescada científica, na
Física/Química, na Biologia/p.2, na Psicologia/p.3, na Informática/p.4, na
Cosmologia/p.5 e na Dialógica/p.6; e na pontescada técnica, na Engenharia/X1,
na Medicina/X2, na Psiquiatria/X3, na Cibernética/X4, na Astronomia/X5 e na
Discursiva/X6;
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FUTURO DA MATEMÁTICA: que não acaba amanhã, prossegue para
sempre, mesmo que sem humanidade (porque não existe racionalidade sem
matemática);
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GEO-HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: a geografia (presente) e a história
(passado) da Matemática, mais focada no Ocidente, mas sem esquecer o Oriente,
especialmente o de agora;
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GRANDES PROBLEMAS: paradoxos, conjecturas e demais
picuinhas da área mais aguda do pensamento;
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INSTITUTO DE MATEMÁTICA: queira ver a sugestão em anexo;
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LÓGICA MATEMÁTICA E SUA EXPRESSÃO
SIMBÓLICA: a LM
como desafio compreensivo e a expressão compactada nos símbolos como um caminho
de maior extensão a percorrer rumo a uma língua ideográfica;
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LÓGICOS E BOUBARKI: Bertrand Russell, Gottlob Frege,
Alfred Whitehead e outros, e o Grupo B e tudo que eles significaram de novas
tensões no ar, para todos que queriam facilidades;
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MATEMÁTICA NAS OUTRAS CULTURAS: há nações que muito investigaram e
investiram em Matemática, e coincide que são elas as mais desenvolvidas em cada
era;
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MATEMÁTICA NO BRASIL: qual tem sido a relação entre esta
nação e a capacidade final de resolver problemas para obter futuro? Quanto se
tem investido em termos de supercapacitação resolutiva?;
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MATEMÁTICA NO SÉCULO 20 E NO SÉCULO 21: o grande salto do século passado e o
que passado significa de responsabilidade para o futuro;
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MATEMÁTICA NOS MUNDOS: no primeiro-mundo os
primeiros-matemáticos, e nos dos vagões que são puxados os matemáticos que
seguem a locomotiva;
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NAÇÕES COM MAIS MATEMÁTICOS: existe alguma correlação entre o
número de matemáticos e o índice de desenvolvimento?;
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ÓRGÃOS DE APOIO À MATEMÁTICA NO BRASIL: privados e estatais, onde procurar
amparo se desejarmos desenvolver as pessoas e os ambientes?;
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QUANTO TEMPO OS MATEMÁTICOS DEMORAM A
RESOLVER PROBLEMAS?
Ilustrações sobre a humanidade dos matemáticos e as dificuldades de resistir à
tentação de ir às boates resolver o corpo;
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REESTRUTURAÇÃO DA MATEMÁTICA NA UFES E
NO MUNDO:
exemplos de caso e detalhamento das propostas de reeducação matemática do
planeta;
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SERVIÇOS À ECONOMIA: à agropecuária/extrativismo, às
indústrias, ao comércio, aos serviços e aos bancos;
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SERVIÇOS AO CONHECIMENTO: à Magia/Arte, à Teologia/Religião, à
Filosofia/Ideologia, à Ciência/Técnica;
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SÍTIOS DE MATEMÁTICA: como se fosse uma fazenda onde em se
plantando tudo (com grande dificuldade) dá, com safras e safras de teoremas;
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USO PELO LABOR: até onde a Matemática serve os
operários, os intelectuais, os financistas, os militares e os burocratas;
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VERBAS PARA A MATEMÁTICA NO BRASIL: quanto os governos brasileiros têm
conseguido enxergar o passado, o presente e o futuro da humanidade brasileira?;
A questão de achar as verbas com um
bom detalhamento da audácia da proposta é talvez menos difícil de resolver do
que encontrar tempo dos matemáticos para a preparação dos cursos (pesquisar,
escrever, falar, colocar na Internet, visitar outras escolas, difundir).
Vitória, sexta-feira, 13 de agosto de
2004.
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