quinta-feira, 13 de julho de 2017


Temas das Palestras dos Matemáticos

 

                            Visando aproximar os estudantes (mais jovens e mais velhos) de toda a criação da Matemática, eis algumas sugestões de temas.

                            PALES/TANTO

·       ALGORITMOS E MÁQUINAS: programas, tabelas e máquinas como auxiliares na repetição de cálculos;

·       APLICAÇÕES NAS ERAS: até 476, daí até 1453, a 1789, a 1991 (queda da URSS) e adiante;

·       AULA DE MATEMÁTICA EM CHINÊS (escrito e falado): por meio da qual se verá que mesmo sem falar a língua consegue-se entender tudo;

·       BIBLIOGRAFIA DA MATEMÁTICA: todo livrinho pequeno e grande que já se fez alguma vez;

·       BIBLIOTECAS DE MATEMÁTICA: quais os endereços dos livros que nos faltam e dos livros raros que ensejariam novas abordagens?;

·       CADERNOS DE MATEMÁTICA DA UFES: onde autonomia é pleiteada, porque se desejamos que o Espírito Santo seja primeiro-estado e o Brasil primeiro-mundo, devemos ter primeira-matemática.

·       CARTILHA DE MATEMÁTICA: o bê-á-bá da pirâmide do fazer, onde cada degrau leva a mais encucações, chegando-se no mais alto a ver como o infinito é distante;

·       CENTROS DE EXCELÊNCIA: em que os estudantes mirariam para encontrar o paraíso das tensões de ensinaprendizado, em termos de exigência?;

·       CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO: onde aqueles que desejam ir iriam atingir o cerne da resistência lógica à imprecisão?;

·       DEZ MAIORES: pode-se pegar qualquer número, mas dez implicará esforço coletivo e debates no sentido de selecionar quantidade e qualidade das obras dos maiores, contemplando os dois grupos;

·       DICIONÁRIOENCICLOPÉDICO DE MATEMÁTICA: as palavras e as figuras (os matemáticos) da Matemática (geômetras, algebristas e geo-algebristas), ou seja, as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e regiões do mundo) onde mais se faz Matemática;

·       EXPRESSÃO NA PONTESCADA: na pontescada científica, na Física/Química, na Biologia/p.2, na Psicologia/p.3, na Informática/p.4, na Cosmologia/p.5 e na Dialógica/p.6; e na pontescada técnica, na Engenharia/X1, na Medicina/X2, na Psiquiatria/X3, na Cibernética/X4, na Astronomia/X5 e na Discursiva/X6;

·       FUTURO DA MATEMÁTICA: que não acaba amanhã, prossegue para sempre, mesmo que sem humanidade (porque não existe racionalidade sem matemática);

·       GEO-HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: a geografia (presente) e a história (passado) da Matemática, mais focada no Ocidente, mas sem esquecer o Oriente, especialmente o de agora;

·       GRANDES PROBLEMAS: paradoxos, conjecturas e demais picuinhas da área mais aguda do pensamento;

·       INSTITUTO DE MATEMÁTICA: queira ver a sugestão em anexo;

·       LÓGICA MATEMÁTICA E SUA EXPRESSÃO SIMBÓLICA: a LM como desafio compreensivo e a expressão compactada nos símbolos como um caminho de maior extensão a percorrer rumo a uma língua ideográfica;

·       LÓGICOS E BOUBARKI: Bertrand Russell, Gottlob Frege, Alfred Whitehead e outros, e o Grupo B e tudo que eles significaram de novas tensões no ar, para todos que queriam facilidades;

·       MATEMÁTICA NAS OUTRAS CULTURAS: há nações que muito investigaram e investiram em Matemática, e coincide que são elas as mais desenvolvidas em cada era;

·       MATEMÁTICA NO BRASIL: qual tem sido a relação entre esta nação e a capacidade final de resolver problemas para obter futuro? Quanto se tem investido em termos de supercapacitação resolutiva?;

·       MATEMÁTICA NO SÉCULO 20 E NO SÉCULO 21: o grande salto do século passado e o que passado significa de responsabilidade para o futuro;

·       MATEMÁTICA NOS MUNDOS: no primeiro-mundo os primeiros-matemáticos, e nos dos vagões que são puxados os matemáticos que seguem a locomotiva;

·       NAÇÕES COM MAIS MATEMÁTICOS: existe alguma correlação entre o número de matemáticos e o índice de desenvolvimento?;

·       ÓRGÃOS DE APOIO À MATEMÁTICA NO BRASIL: privados e estatais, onde procurar amparo se desejarmos desenvolver as pessoas e os ambientes?;

·       QUANTO TEMPO OS MATEMÁTICOS DEMORAM A RESOLVER PROBLEMAS? Ilustrações sobre a humanidade dos matemáticos e as dificuldades de resistir à tentação de ir às boates resolver o corpo;

·       REESTRUTURAÇÃO DA MATEMÁTICA NA UFES E NO MUNDO: exemplos de caso e detalhamento das propostas de reeducação matemática do planeta;

·       SERVIÇOS À ECONOMIA: à agropecuária/extrativismo, às indústrias, ao comércio, aos serviços e aos bancos;

·       SERVIÇOS AO CONHECIMENTO: à Magia/Arte, à Teologia/Religião, à Filosofia/Ideologia, à Ciência/Técnica;

·       SÍTIOS DE MATEMÁTICA: como se fosse uma fazenda onde em se plantando tudo (com grande dificuldade) dá, com safras e safras de teoremas;

·       USO PELO LABOR: até onde a Matemática serve os operários, os intelectuais, os financistas, os militares e os burocratas;

·       VERBAS PARA A MATEMÁTICA NO BRASIL: quanto os governos brasileiros têm conseguido enxergar o passado, o presente e o futuro da humanidade brasileira?;

A questão de achar as verbas com um bom detalhamento da audácia da proposta é talvez menos difícil de resolver do que encontrar tempo dos matemáticos para a preparação dos cursos (pesquisar, escrever, falar, colocar na Internet, visitar outras escolas, difundir).

Vitória, sexta-feira, 13 de agosto de 2004.

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