quinta-feira, 20 de julho de 2017


Teclados com Afinidade Estatística Destra

 

                            O TECLADO QWERTY DO COMPUTADOR               

1234567890
QWERTYUIOP
ASDFGHJKLÇ
ZXCVBNM

Não estão todos os símbolos, apenas os que mais usamos e há toda uma história de como esse gênero de disposição triunfou, já que tantos tentaram chegar à proeminência e permanência.

Em todo caso, faltam estudos.

No começo as pessoas não tinham muito como raciocinar em profundidade, já que eram tantas as coisas a fazer e tão pouca gente para ajudar, mas agora não há desculpas, até porque a estatística avançou bastante. Por exemplo, já sabemos quantas vezes de bate a letra A e quanto cada outra numa multidão de batidas; e já há alguns teclados com porções coloridas. Podemos pensar que os de dominância destra usam o lado ou hemisfério esquerdo do cérebro e, portanto, deveriam ter teclado polarizado para a direita.

POLARIZAÇÃO DIREITA (faça a coisa certa)


 

 

 

 

 

Deveríamos ter, penso, uma quantidade de letras a mais na direita, e menor na esquerda, embora eu só use da direita por defeito de formação, por não ter seguido curso técnico de digitação, o dedo médio, enquanto da esquerda uso todos. Qual a razão de os números estarem misturados na direita com outros símbolos? Números são afeitos à representação aritmética, ligada aos quatro símbolos de operações (que deveriam ter botões maiores, e coloridos, sobre serem talvez ressaltados). Números de controle F (i), por exemplo F1, deveriam estar apartados, porque raramente são usados, só servindo para sobrecarregar a visão periférica. Qual é a premência estatística de uso dos símbolos do atual teclado? Isso pode ser facilmente medido. Ademais, é comodidade multinacional produzir um teclado mundial, não-nacional; parece burrice ressaltar a nacionalidade quando o que se deseja é a globalização, mas não se irá globalizar sem identidade nacional.

A AFINIDADE ESTATÍSTICA

Sinal mais usado de todos



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Só para ser diferente um símbolo do kannada

 

Veja, então, que o teclado não nos serve, de modo algum; só porque nascemos usando muletas não quer dizer que elas sejam melhores que pernas, muito mais naturais de usar, e que não devamos procurar a natureza do nosso conforto. Depois, por quê um teclado retangular? Talvez fosse melhor redondo ou losangular ou triangular ou quadrangular ou oblongo ou o que fosse. Enfim, precisamos pesquisar.

Vitória, sexta-feira, 03 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário