Reto Ler
Há necessidade de
reelaborar toda a escrita matemática, porque os matemáticos, estando sempre tão
ocupados, são como médicos que sabendo tanto de medicina quase nada sabem de
administração.
RE-CRIANDO A MATEMÁTICA (administrativamente)
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Re-palavrando a Matemática
(Nova palavra dada)
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Re-imaginando a
Matemática (Nova imagem dela)
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Assim, quando se lê nos livros de
Matemática sobre uma reta no espaço, vemos escrito z = ax + by + c. Após o treinamento básico os estudantes
compreendem tão profundamente (se forem bons estudantes, dedicados) que
ultrapassam no interior de seus cérebros toda confusão e nem mais notam como
poderia ser tão mais fácil.
O
QUE QUEREMOS LER?
z
= começo + acréscimo (primeiro + segundo)
C, que é a letra que marca a altura da
reta no eixo Z, deveria ser logo a primeira: estar na frente a identificaria
sempre como a altura. Se viesse z = c + by + ax veríamos em sequência.
Seguramente os próprios matemáticos podem fazer muito mais e ir muito mais
longe, revendo toda a matemática para essa nova leitura de palavrimagens.
Da mesma forma, quando escrevemos y = ax + b deveríamos colocar y = b + ax, sendo b (onde o eixo Y é
tocado) o começo e ax o acréscimo.
UMA
FORMA DE ESCREVER O EIXO X
(para não confundir com
a letra x, minúscula, nem X, maiúscula)

E assim por diante. Em resumo, há que
compactar ainda mais a linguagem matemática e tornar toda a Matemática mais
transparente.
Vitória, sexta-feira, 03 de setembro
de 2004.
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