quinta-feira, 20 de julho de 2017


Reto Ler

 

                            Há necessidade de reelaborar toda a escrita matemática, porque os matemáticos, estando sempre tão ocupados, são como médicos que sabendo tanto de medicina quase nada sabem de administração.

                            RE-CRIANDO A MATEMÁTICA (administrativamente)                   

Re-palavrando a Matemática
(Nova palavra dada)
Re-imaginando a
Matemática (Nova imagem dela)

Assim, quando se lê nos livros de Matemática sobre uma reta no espaço, vemos escrito z = ax + by + c. Após o treinamento básico os estudantes compreendem tão profundamente (se forem bons estudantes, dedicados) que ultrapassam no interior de seus cérebros toda confusão e nem mais notam como poderia ser tão mais fácil.

O QUE QUEREMOS LER?

z = começo + acréscimo (primeiro + segundo)

C, que é a letra que marca a altura da reta no eixo Z, deveria ser logo a primeira: estar na frente a identificaria sempre como a altura. Se viesse z = c + by + ax veríamos em sequência. Seguramente os próprios matemáticos podem fazer muito mais e ir muito mais longe, revendo toda a matemática para essa nova leitura de palavrimagens.

Da mesma forma, quando escrevemos y = ax + b deveríamos colocar y = b + ax, sendo b (onde o eixo Y é tocado) o começo e ax o acréscimo.

UMA FORMA DE ESCREVER O EIXO X (para não confundir  com a letra  x, minúscula, nem X, maiúscula)


E assim por diante. Em resumo, há que compactar ainda mais a linguagem matemática e tornar toda a Matemática mais transparente.

Vitória, sexta-feira, 03 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário