Preparação Final de
ASC
Só quando se faz se
passa a ter idéia mais completa da imensidão do número de tarefas, que constitui
sempre um iceberg de operações: o que o público vê de um livro são os 10 % que
firam de fora (e nem agradecemos os outros 90 %).
Para ASC (e os
demais livros) tivemos e teremos dois grupos de trabalhos, um de criação e
outro de preparação da pré-edição.
A PREPARAÇÃO INICIAL (incompleta)
1. Escrever os até agora cerca de 600
textos que embasarão a construção da trama;
2. Estabelecer a linha básica homogênea
cuja fluidez garantirá a leitura tranqüila e a presumida aceitação dos
elementos (próximo passo);
3. A leitura final e correção;
4. Introdução dos desenhos hiperealistas
a bico-de-pena;
5. Escolha da letra (garamond, possivelmente), do
formato [lei áurea: x/a = a/ (x - a), múltiplos de 8 x ~13 cm] e outros
condicionantes;
A
PREPARAÇÃO DA PRÉ-EDIÇÃO
1. Impressão de duas cópias fiéis (uma
para guardar e copiar, outra para enviar à Biblioteca nacional, R$ 17 através
registro via UFES), das quais tiraremos cópias xerox, várias, encadernáveis com
garras, e duas encadernáveis com capa dura de papelão;
2. Leitura (escolherei Gabriel e Clara,
que são rápidos e apaixonados por leitura, além de críticos; mais dois de fora
da família, para uma análise mais severa);
3. Correção por profissional contratado;
4. Contato com editoras;
5. Contrato de editoração (com muita
atenção, pois somos marinheiros de primeira viagem; mas deve haver um
contrato-padrão).
Naturalmente existem muitos detalhes,
pois houve uma compressão, dado que nunca editei livro; os autores mais antigos
poderiam talvez estender bastante, acrescentando muito mais linhas. De fato,
seria bom alguém experiente contar num livro como os livros são criados e
editados.
Vitória, quarta-feira, 11 de agosto de
2004.
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