quarta-feira, 12 de julho de 2017


Neo e as Sombras que o Retesam

 

                            No filme trilogia Matrix o personagem principal parece uma criação da Oráculo (= G, na Rede Cognata, veja Livro 2, A Criação da Rede e da Grade Signalíticas) e do Arquiteto (= T), que constituem um par polar oposto complementar: G = 0/T ou T = 0/G. São os opostos um do outro, como que estando na terminação de uma esfera em pontas antagônicas do mesmo diâmetro. Acontece que, justamente, Neo = ESFERA. Assim, parece que G e T são projeções = SOMBRAS = FILMES = PROJETOS = ANTENAS = PODERES, etc., de Neo.

                            Dizendo de outra forma, são sonhos seus.

                            E ele, Neo, seria o centro = ABSOLUTO = CRISTO = GOVERNANTE = ADMINISTRADOR = GERENTE = ATLANTE = CELESTIAL = AUGUSTO = GRANDE = GIGANTE, etc.

                            Portanto, como há sonhos bons e sonhos ruins, pesadelos (os americanos dizem bad dreams), por vezes os sonhos extrapolam e saem do trilho. Pode ser que Neo viva na solidão da eternidade, como Eli (Ele/Ela, Natureza/Deus) criando e recriando versões sem fim para divertir-se. Então, Neo não estaria sendo sonhado pela disputa entre a (grande) Oráculo e o (grande) Arquiteto, mas sonhando a ambos em várias versões-esfera, quer dizer, esferas de vários diâmetros, com maior ou menor potencial. As mencionadas seis versões de Neo seriam de fato seis sonhos-Neo, seis modos anteriores de ele sonhar. Assim, o sonho-mundo de Neo é a realidade tal como a vemos. Por vezes, quando ele acorda, tudo cessa, deixa de existir como se nunca tivesse existindo. De dentro ninguém lembra porque de fato não há ninguém dentro, as criaturas não passam de sombras, de personagens (= PSNGNS = PGS = SOMBRAS = PROJETADAS, ETC.). As sombras não se lembram porque suas memórias-de-terem-existido desaparece [mas o modelo diz que isso acontece somente 50 % das vezes; em outro tanto a consciência permanece, quer dizer, Neo guarda ou salva 50 % das memórias-sombra ou, dizendo de outro modo, ele salva 50 % dos atores e das atrizes desse grande filme (= PROJEÇÕES) que é o universo]. É como no filme 13º Andar, só que recuando ao infinito, computações (= CRISTOS = ABSOLUTOS, etc.) dentro de computações, todas servindo ao mesmo propósito de divertir “Neo”. E todos servem prazerosamente, embora alguns exacerbem e atrapalhem, para grande aborrecimento dele. Por vezes ele manda mensagens a ele mesmo, que está dentro de seu próprio sonho.

Seria um modo diferente de os irmãos W filmarem.

                            Vitória, sábado, 14 de agosto de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário