Laboratório Virtual
Já falei
momentaneamente disso, mas agora se trata de aprofundar, juntando a
ciberprancheta (CP) prática, o Atlas de Toque teórico e a SCTE (sala-cadeiras-telão
do ensinaprendizado) ao laboratório virtual (LV), com tutoriais de experiências
reais para cada curso e profissão (são 6,5 mil, dizem).
A JUNÇÃO DOS ELEMENTARES
·
De escritório:
1. De ensino, professor para aluno: SCTE
(sala, cadeiras e telão);
2. De aprendizado, professor no
autoaprendizado: LV (laboratório virtual);
·
De campo:
1. Prático, para os desenvolvedores do
Conhecimento baixo: CP (ciberprancheta);
2. Teórico, para os pesquisadores do
Conhecimento alto: AT (Atlas de Toque).
O LV conteria não apenas as
experiências todas que já foram feitas (por exemplo, as da Química, tanto
orgânica quanto inorgânica), em computação gráfica ou modelação computacional,
e até pela Inteligência Artificial (IA), qualquer coisa, programável com
béqueres virtuais, com balanças virtuais de pesagens, com tudo que fosse
necessário aos avanços dos mestres (e dos alunos também, na medida em que esses
aprendessem a linguagem; bem como, de forma bem simples, nos estágios iniciais
do processo de ensinaprendizado, justamente na SCTE, como demonstração dos
poderes do LV). Aí começaria a evolução, dando-se saltos; após os primeiros 30
anos já teríamos avançado demais e nos primeiro 60 teríamos chegado à segunda
revolução do LV, começando o crescimento real exponencial.
Na medida em que fossem juntados CP +
AT + SCTE + LV, então estaríamos cada vez mais próximos da Árvore do
Conhecimento.
Vitória, quarta-feira, 01 de setembro
de 2004.
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