sexta-feira, 14 de julho de 2017


Globo das Páleo-Fozes

 

                            Assim como o Globo de Placa (Livro 66), este outro terá o maior valor, na verdade valerá o peso em ouro e até mais, em diamante lapidado, porque, como se sabe, todo globo dá acesso a riquezas, mesmo se os usuários bobocas não sabem disso.

                            Porque, identificadas as páleo-fozes - como já mostrei - ali é o vértice do cone-funil do carreamento do rio. Por exemplo, em Regência (à direita da foz do rio Doce, antiga Regência Augusta imperial) em Linhares (e do outro lado, margem esquerda, Povoação) é depositado tudo que o rio traz de sua bacia de 900 km ou mais de comprimento – em vários milhares de quilômetros quadrados VEZES 65 MILHÕES DE ANOS (ou mais, até 273 milhões de anos). Ora, identificadas as PF teremos por ali depósitos imensos que foram levantados pelo movimento da placa, no caso do LAS (Lobato da América do Sul) depósitos de vários bilhões de anos. Você há de imaginar que ali estão resíduos de grandes volumes de água por esses bilhões de anos. Digamos, o páleo-Xingu minerou por esse tempo todo, depositou em sua PF e essa área toda foi levantada, ficando à disposição de quem viesse depois. Basta achar a PF do PX e teremos uma condensação inacreditável de ouro em pó e em pepitas, e de outros metais preciosos, de diamantes e pedras preciosas. Realmente difícil de acreditar. Pense que o Amazonas é um rio jovem, um consórcio atual de um milhão de anos ou o que seja; mas aqueles rios desaguaram ali por BILHÕES de anos, pelo menos duas ou três mil vezes tanto quanto o grande rio amazônico.

                            Você pode facilmente pensar quanto valeria um globo desses! Vale tudo, é ou não é? As empresas mineradoras haveriam de ficar doidinhas de pedra, porque bastaria escavar em espiral no lugar para ir descobrindo COM CERTEZA montões de tudo. Assim - se for a Petrobrás a elaborar esse mapa - não apenas ela explorando diretamente como se consorciando com outras mineradoras pode se tornar a maior companhia do planeta Terra por todo o século XXI no campo da mineração. Isso sem falar que no campo do petróleo e do gás será decerto maior que todas as outras juntas.

                            Vitória, quarta-feira, 18 de agosto de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário