quarta-feira, 12 de julho de 2017


Filmando um Sonho

 

                            No livro já citado de Richard Morris ele diz, p. 58: “Talvez Kepler tenha sido a primeira pessoa a escrever um romance de ficção científica sobre extraterrestres. Em Somnium, escrito em 1609 mas publicado somente em 1634, ele escreveu sobre uma viagem à Lua. Esta é dividida em dois hemisférios; o lado sempre voltado para a Terra é chamado Subvolva, enquanto o lado oposto é chamado de Privolva. As duas regiões são habitadas, respectivamente, pelos relativamente mais civilizados subvolvanos e pelos nômades privolvanos”.

                            É muito interessante e pode ser filmado por Hollywood, desde que o tema seja atualizado; já que a modelação computacional pode fazer quase qualquer coisa, um bom literato faria o texto de Kepler (foi um grande astrônomo alemão, 1571 – 1630) reviver, com a vantagem de chamar tanto a atenção do público para a astronomia quanto dos astrônomos para a FC. E saber que em 2009 estará fazendo 400 anos da elaboração do texto é qualquer coisa de admirável.

                            A FC é, por si mesma, uma ótima fonte de aspirações dos futuros tecnocientistas e uma poderosa ferramenta para cativar novos adeptos, nunca devendo ser desdenhado esse favor.

                            Vitória, domingo, 15 de agosto de 2004.

                           

                            NA Internet

O pesadelo lunar de Kepler
Johannes Kepler, um dos fundadores da ciência moderna, morto em 1630, além de grande matemático, um verdadeiro gênio, praticava astrologia concebendo horóscopos para os poderosos da sua época, imperadores e generais. Pratica que seria inconcebível a um homem de ciência dos nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário