Fazendo Mídia
No Brasil “fazendo
média” quer dizer agradando, ou seja, estando na média, atendendo tanto a
gregos quanto a troianos. Significa também dar atendimento destacado, dar
atenção especial.
O trocadilho se
refere à chance que temos de fazer listas completas da mídia (TV, Revista,
Jornal, Livro/Editoras, Rádio e Internet).
JUST IN TIME
(no tempo certo)
·
Espaço
da mídia, tempo presente, onde se situam hoje as PESSOAS (indivíduos, famílias,
grupos e empresas) de mídia nos AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações
e partes do mundo);
·
Tempo
da mídia, espaços passados (quando surgiram, como evoluíram, o que acumularam
em experiências e riquezas, seu patrimônio em termos de fama e prestígio,
público atingido, etc.);
·
Outras
chaves e bandeiras do modelo.
Sítio de Internet com mapa mundial,
nacional, estadual e municipal/urbano como no texto deste Livro 93, Dando Passagem. Endereços reais e
virtuais. Diretoria alta, editores ou gerentes, profissionais, estilos,
serviços, forma da capa e dos cadernos no caso de jornais, tela de apresentação
no caso de TV’s, marcas, como colocar propagandas, uma série muito grande de
facilidades que os governos e as empresas deveriam se preocupar em proporcionar.
É incrível que passados tantos séculos
a mídia contemporânea (mais tempo para os livros, depois para os jornais) não
tenha ainda avançado quase nada em termos de totalidade dos levantamentos no
mundo, sequer nos países. Não podemos clicar para obter a posição de todos os
jornais do Espírito Santo, sequer os de Vitória. Quantas são as rádios FM do
Brasil? Algum ministério talvez saiba, mas não disponibiliza. Quantas revistas
há no Chile? Alguém sabe? Onde ficam as editoras do Gabão? Como podemos fazer
contato com as rádios canadenses ou mexicanas?
É um mundo primitivo, sem dúvida
alguma.
Não admira mesmo nada que as pessoas
sintam tremenda dificuldade em avançar.
Tanto poder relativo e tão mal-usado!
Vitória, quinta-feira, 02 de setembro
de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário