Estudando Cada Lobato
Como já foi visto os
conjuntos de crátons, arcos e Lobatos têm as mais diferentes conformações: a)
com ou sem cráton; b) mais alto e mais baixo em relação à lâmina d’água do mar;
c) maiores ou menores em área; d) mais ou menos compridos; e) com esta ou
aquela forma do cráton; f) tendo sido empurrado com força ou não pela flecha
incidente, g) com montanhas mais altas ou mais baixas; h) arcos de montanhas
mais largos ou mais estreitos, mais compridos ou mais curtos; i) mais um
punhado de definições.
Claro que não há
estudos, as pessoas nem sabiam; estarrecedor é somente que, não sabendo,
tivéssemos julgado tudo tão fácil de já vir pronto; e que apenas ver as placas
como grandes divisões num tabuleiro tivesse bastado, quando sabemos de antemão
ser o universo tão complexo. Porque parecia uma colcha de retalhos: retalhos
unidos com o mero propósito de proporcionar cobertura, sem indagarmos de onde
tinham vindo e o que representava cada um. Desse jeito os professores trataram
uns aos outros na maior sem-cerimônia, e aos alunos com maior desconsideração
ainda.
QUANDO
AS PERGUNTAS PRÓ-FUNDAS SÃO FEITAS É O FUNDO QUE VISITAMOS
·
Relação
dos Lobatos com as flechas;
·
Relação
das placas umas com as outras (o que já havia sido parcialmente estudado)
considerando formas e estruturas e comprimentos, larguras e alturas (o que
ninguém fez ainda);
·
Relação
do Modelo Cosmogônico Solar de formação com a interface (placas) e o interior
da Terra (Balde Inercial);
·
Relação
de tudo isso com os níveis da pontescada científica, em particular com a
Psicologia/p.3, e as condições de perceber, com os dados disponíveis;
·
Relação
do ensinaprendizado com essa percepção (imediata ou retardável? Pode-se ou
deve-se retardar?);
·
Relação
com o Poder de Estado e sua necessidade implícita de segredo: a pretendida
universalidade da Ciência suplantará as urgências centralizadoras dos conjuntos
(PESSOAIS: individuais, familiares, grupais, empresariais; AMBIENTAIS:
urbanos/municipais, estaduais, nacionais em relação aos grupos mundiais)?
·
Outras
abordagens.
Vitória, segunda-feira, 13 de setembro
de 2004.
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