quinta-feira, 20 de julho de 2017


A Ignorância do Povo e a Estupidez das Elites

 

Ignorância tem dois sentidos, um é o da brutalidade, outro o do não-saber, enquanto estupidez é poder saber e não querer. O povo não saber é trivial, pouco tempo tem para qualquer aprendizado, já que é ocupado com as grandes cargas que carrega. As elites não quererem saber é que é preocupante.

SEPARANDO PARA MELHOR JUNTAR

Resultado de imagem para bell curve
E
D
C
B
A
Miseráveis.
Pobres.
Médios
Médio-altos.
Ricos.
2,5 % e simpatizantes.
90,0 %
2,5 % e simpatizantes.
Povo.
Elites.
Estúpido (não sabe que ignora).
Ignorante (não conhece tudo).
80 %
20 %
Regra de Pareto 80/20.

O povo meramente não tem tempo, as tarefas são muito angustiantes e pesadas, não há tempo para leitura, ele fica no que consegue capturar no ar, no partilhamento de impressões, aquelas opiniões de que fala Platão. As elites deveriam ter certeza, particularmente com a especialização dos tempos modernos, contemporâneos, pós-contemporâneos.

Entrementes, no Brasil é o contrário, o povo é ignorante no sentido de não saber e as elites, para grande desespero nosso, são estúpidas, não sabem que desconhecem, nem se importam com isso.

Nem é somente o fato das elites desprezarem e maltratarem o povo, o que é detestável, é o fato delas serem estúpidas, incapazes de gerir e conduzir o país e a nação ao seu destino de grandeza. Agora mesmo aqueles deputados e senadores dos estábulos baixo e alto fazem manobras para permanecer no cargo, com todo tipo inaceitável de prestidigitação.

Já disse, o material da Natureza é muito ruim, ela não dá conta de produzir coisas boas, ao acaso faz tudo maligno, tudo péssimo.

Vitória, quinta-feira, 20 de julho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário