terça-feira, 11 de julho de 2017


A Leitura de ASC

 

                            Para a leitura de ASC devemos tomar alguns cuidados.

                            DOIS GRUPOS DE LEITORES

a)      De casa (Gabriel e Clara, que aliás são ávidos leitores);

b)     De fora (alguns amigos ou de preferência estranhos?).

É claro que não espero facilidades, porque se trata de enfrentamento do mercado, visando tantos os leitores (que pagam o suado dinheirinho, 40 a 60 reais, ou o que for como preço de capa por uma leitura tranqüila, fácil, prazerosa, lucrativa em termos emocionais e de crescimento pessoambiental) quanto a construção posterior de um filme, que vale muito tem termos de contrato, milhões de dólares até, se o cara dá sorte de o tema ser interessante. Por outro lado, se 50 mil exemplares são excepcionais no Brasil (a 40 reais, daria dois milhões, de que 10 % seriam 200 mil), no estrangeiro chega-se à casa dos milhões deles só nos EUA. Se o total da edição no mundo fosse de 50 milhões de exemplares se chegaria a mil vezes o valor acima como lucro potencial, 200 milhões de reais. Não que seja o caso disso e daquilo, são apenas cálculos que revelam a responsabilidade terminal de qualquer escritor, porque esse é o limite, o potencial. Contando que, como os atores fazem, pode-se fazer um contrato de venda do texto para o cinema por um percentual, que seja 10 % de bilhão de dólares do lucro presumido do filme, são US$ 100 milhões. Então, ninguém está logo de início de brincadeira. Evidentemente esse é o caso de apenas um ou alguns, os outros passam longe.

Entrementes, uma leitura não isenta, dos amigos, pode ser ruim, porque críticas daninhas não-objetivas podem se manifestar, quando deveria justamente ser isenta, prendendo-se aos erros, sem se dirigir à pessoa. Quer dizer: há erros? Aponte aqui e acolá. Dê opiniões sem ferir. Daí que todo cuidado seja pouco.

DUAS CRÍTICAS

·       Crítica formal (da forma, do estilo ou modelo);

a)      Correção vernácula (ortografia e sintaxe, com consulta ao autor);

b)     Delicadeza do molde ou o que for;

·       De conteúdo (a lógica que conduz a criação ou fusão dos elementos todos, que podem ser muitos).

Enfim, crítica de livro, feita profissionalmente, não é fácil, porque pressupõe que o leitor carregue um caderninho para anotar, se desejar mesmo ajudar. Isso toma tempo e é aborrecido. Porisso deveríamos ter LEITORES PROFISSIONAIS, por encomenda.

Vitória, sábado, 14 de agosto de 2004.

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