segunda-feira, 17 de julho de 2017


80 a 20 Americano

 

A Regra de Pareto diz que, por exemplo, numa repartição 20 % de todos trabalham tanto quanto 80 % (não disse assim, estou afirmando) ou que 20 % dos estaleiros fornecem 80 % dos navios ou que nas companhias de aviação a relação é 80/20 e assim por diante, até que 20 % de todos os habitantes do Brasil têm tanta riqueza quanto 80 % dos outros, proporção limite de 1/16 (pois 80 % dos brasileiros têm 20 % das posses).

PRINCÍPIO OU REGRA DE PARETO

Resultado de imagem para regra de pareto
Resultado de imagem para regra de pareto
Resultado de imagem para regra de pareto
Resultado de imagem para regra de pareto

Essa situação se repetirá em toda parte.

Nos EUA também.

Acontece de eles serem mais estudiosos, mais investigativos, mais ajuizados, mais leais ao povo (apesar de tudo), mais audaciosos, mais interessados, etc. Podem se organizar para investigar nas melhores universidades do mundo, que estão lá, na Europa ou no Japão, poucas fora disso (por falar nisso, 20 % das universidades fazem tanto quanto 80 % das outras).

Então, para que manter os 80 % ineficientes? É a dialética, desta porção podem sair os próximos eficientes.

Nos EUA, onde o sistema de patentes funciona mesmo (tanto assim que, quem pode, vai registrar lá), os governos e as empresas podem e devem se associar com os 80 %, elevando miseráveis, pobres e médio-altos, os empresários se associando aos mais promissores para revitalizar a nação para o próximo ciclo de crescimento.

Meu papel não seria, entre outros, impulsionar o Brasil?

Exatamente! Estou fazendo isso.

Seguindo a liderança americana, os governempresas brasileiros darão saltos à frente (para você ter ideia, o Quadrângulo de Praça já tem duas décadas de pensado e não consegui interessar a ninguém, nem falando, nem publicando nos CDs/DVDs, nem postando na Internet (Blogava no Blogger e Youtube, mil e tantas falas). Fosse nos EUA provavelmente seria conhecidíssimo, pois eles estimulam o mérito, não a posição social ou outras.

Vitória, segunda-feira, 17 de julho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário