terça-feira, 18 de julho de 2017


13ª Matrix

 

                            Quase todo mundo viu ou ouviu falar do filme Matrix, mas não sei quantos viram o filme 13º Andar, cuja postulação é muito interessante. Ambos vão à mesma direção, sendo vetores pouco mais ou pouco menos adiantados. A idéia geral é que por trás da realidade existe uma superprogramáquina controlando tudo e que vivemos, como diziam os antigos filósofos, num mundo de ilusão.

                            Poderíamos juntar as duas vertentes para produzir a 13ª Matriz (Matrix: as pessoas sonham com a realidade; 13º Andar: existem sucessivos sonhadores) para sugerir, a partir de um papo com Gabriel, que contou do sujeito que nas Olimpíadas de Atenas 2004 agarrou o brasileiro que estava para ficar com o primeiro lugar da prova, tendo acabado em terceiro, os promotores do evento recusando-se a considerar o impedimento; então eu disse que ele que a “Matrix” atrás da realidade já estava programada para considerar o brasileiro em terceiro e introduziu um doido para recolocar os fenômenos rebeldes nos eixos. Gabriel falou também de um ponto roubado em jogo de vôlei ou basquete do Brasil com os EUA, bem à vista de todos; embora a Globo tenha mostrado sucessivamente o vídeo-tape foi como se ele não existisse e ficou por isso mesmo.

                            O FILME PROPOSTO

Começaria com alguém colecionando fatos uns após os outros, todos verdadeiros, tirados da imprensa mundial. Coisas corriqueiras, que todos presenciamos, mas a que ninguém dá bola, como se alguns estivessem programados para reparar só em certos acontecimentos e não em outros; e alguns fossem mais sensíveis, sendo capazes de perceber os desvios do superprograma. Então, é claro, começa a ser perseguido, mais ou menos assim como no filme com Mel Gibson.

Alguma trama deve ser construída, e os diálogos; se houvesse um escritor fantasma eu me divertiria com isso.

Vitória, quarta-feira, 01 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário