quinta-feira, 11 de maio de 2017


Tangerina Gravele

 

                            P. G. Gravele é um artista norte-americano abstracionista, tendo nascido em 1963, segundo a Internet, acabando de completar 40 anos ano passado. Estávamos tirando sangue num laboratório em que penduraram na parede um quadro dele, Tangerine - pode ser comprado por $ 19.80 (quase 20 dólares americanos) - que tirei na WWW e anexo.

                            Só Deus todo poderoso, em sua infinita bondade e sabedoria pode aceitar e saber o quê significa isso e porque Gravele deu a esse cruzamento colorido o nome de Tangerina (citrus reticulata, originária da Ásia, parente da mexerica, eu creio).

                            É gostosinho de ver esses quadros, talvez não tenha explicação. Descansa a vista. No fim os artistas introduzem novidades na repetição do dia a dia e tornam menos chatas as coisas todas da existência, que de outro modo seria corriqueira. Do nada eles tiram coisas assombrosas, é totalmente espantoso e merecedor de aplausos. Tenho grande apreço por eles, embora talvez eu nunca vá entender a razão de Gravele ter dado esse nome. Contudo, nem todas as coisas precisam ser entendidas: algumas delas só precisam ser usufruídas, sem qualquer explicação possível ou necessária. A isso, é claro, nós chamados de sentimento e ele perfaz metade de tudo. Não queira racionalizar ou explicar tudo na vida, uma parte é só para sentir mesmo. De outra forma a vida se tornaria muito pesada e rígida.

                            Vitória, terça-feira, 03 de fevereiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário